No longínquo ano de 1579, chegou a Kyoto (na altura a capital do Japão) uma comitiva de jesuítas liderada por Alessandro Valignano, um italiano que trazia na sua equipa um elemento diferente de tudo o que a sociedade japonesa da época conhecia.
Desabafou-me certa vez um amigo, empresário, que ficava muito confuso quando falava com o seu contabilista. Este falava-lhe dos ótimos lucros que a empresa do meu amigo estava a ter, e no entanto ele todos os meses tinha dificuldades de tesouraria.
Para se mudar uma cultura, é preciso mudar alguma coisa.
E se, durante o estranho ano de 2020, percebemos que a cultura da nossa empresa já não serve às pessoas e à nova estratégia? E se percebemos que precisamos de novas formas de decidir e agir?
A pandemia mundial que vivemos em 2020 obrigou as organizações a reinventarem-se, impulsionando fortemente o trabalho remoto e a necessidade de liderar à distância, levando assim a uma verdadeira revolução tecnológica.
Estamos na reta final de 2020. Bem, mas que ano!
Entre muitas coisas, foi um ano intenso e desafiante, pois toda a nossa capacidade de adaptação perante a adversidade, tanto a nível pessoal como profissional, foi colocada à prova.
AS PESSOAS PASSAM A SER O NOVO DIFERENCIAL COMPETITIVO
Atualmente em conversas que tenho com organizações e líderes empesarias, o tema de maior preocupação está no o impacto da Transformação Digital e o no novo Mindset Ágil que as empresas e gestores devem compreender.
Chegando ao último mês do ano de 2020, somos naturalmente tentados a sobrevoar os acontecimentos e experiências, tentando avaliar e tirar lições para próximas viagens.
O que diríamos em dezembro de 2019 se um qualquer profeta, qual prof. Zandinga , tivesse anunciado que as suas previsões para o ano de 2020 prenunciavam que
Sempre fiz um esforço por separar o que é estar focado num objetivo de fazer balanços antecipados, até porque, recorro com frequência ao velho ditado que sabiamente nos diz que até ao lavar dos cestos é vindima.
Subscreva esta mailing list para receber a revista em formato digital gratuitamente.
Subscreva esta mailing list para receber a revista em formato digital gratuitamente...
A START&GO e os seus parceiros usam cookies para análise de dados, conteúdo personalizado e anúncios. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização. Para mais informçação consulte a Politica de Privacidade & Cookies