1 de Junho de 2023



Marta Carvalho Araújo, uma mulher que não anda, corre!




N esta edição “Woman” fomos conhecer um pouco melhor esta líder e em­preendedora, de onde veio e para onde vai!


Start & Go - Como é que foi o percurso desde o doutoramento em química até ao marketing e mais tarde à posição de CEO?


Marta Carvalho Araújo - Foi um percurso curto, apesar do beco sem saída que me obrigou a parar e fazer inversão de marcha (felizmente, nunca circulei em vias de sentido único!!). Falo do momento em que percebi que não conseguiria seguir a carreira docente em química e me virei para o marketing em ambiente industrial. Aí não houve dúvidas, porque não havia alternativas. A primeira bifurcação só surgiu já depois de ser CEO. Nessa altura, posta perante dois caminhos possíveis (manter-me confortavelmente na indústria da perfumaria de corpo e casa ou arriscar algo completamente diferente), demiti-me e mudei de setor.

S&G - Quem é a Marta, esposa, mãe e líder de uma grande empresa? É fácil conciliar todos os papeis?

MCA - Dito por outros, sou “uma mulher que não anda, corre”: enérgica, otimista, apressada e habitualmente bem-humorada. É muito fácil ser esposa, mãe e líder de uma empresa espetacular quando se tem, em ambos os contextos, a ajuda que eu tenho, tanto de familiares como de colegas.


S&G - Que aprendizagens guarda da química e do marketing que utiliza, hoje, enquanto CEO?

MCA - De quando estudei química, retive a importância de ter bom senso e de saber que, tão importante como chegar ao resultado certo, é perceber que se chegou a um resultado errado. Além disso, fiquei com a noção de que, muitas vezes, a justificação vale mais 


do que a resposta. Com a prática do marketing, aprendi a comunicar, a relacionar-me, a criar e extrair valor do trabalho, e a gerir equipas e processos.


S&G - Na sua opinião quais são as características fundamentais para um líder em momentos de grande mudança e incerteza?

MCA - Otimismo, curiosidade e 

competência para abraçar a mudança com confiança e entusiasmo. Experiência que permita manter a calma e aproveitar do passado lições e ferramentas que ajudem a lidar com o presente e o futuro. E, é claro, pés no chão, mas antenas no ar.


S&G - A sua aposta em desenvolvimento de competências através da formação tem sido constante na sua carreira. De que forma isso é importante para o desenvolvimento das suas equipas e do negócio?


MCA -  Ter uma formação sólida e abrangente acelera novas aprendizagens, ou seja, quando estudamos, aprendemos a aprender, o que é essencial num mundo em que o conhecimento se torna obsoleto muito rapidamente. É verdade que há muitas competências transferíveis entre áreas aparentemente não relacionadas, e que as características pessoais de quem gere são muito importantes para o desenvolvimento das equipas e do negócio, mas não é possível fazer um trabalho bem feito sem as ferramentas adequadas. Eu precisei de formação para aceder a algumas dessas ferramentas.


S&G - Liderança no feminino, existe?


MCA -  Esta pergunta pode ser interpretada de várias formas… Na medida em que há homens e mulheres líderes, há liderança no masculino e no feminino.


S&G - De uma empresa direcionada essencialmente para mulheres, a Castelbel, para uma empresa mais direcionada para homens, a Glassdrive. Que diferenças?


MCA -  Concordo com a noção de que a Castelbel é direcionada essencialmente para mulheres porque basta olhar para o número de produtos 


“ posta perante dois caminhos possíveis (manter-me confortavel­mente na indústria da perfumaria de corpo e casa ou arriscar algo completamente diferente), demiti-me e mudei de setor.


que (considerando a imagem e aroma) criou para um público-alvo predominantemente feminino, mas não creio que a Glassdrive seja mais direcionada para homens. A Glassdrive dirige-se a quem conduz, que atualmente é toda a gente: homens e mulheres. A grande diferença entre marcas não está no género, está no estado de espírito dos consumidores. No caso da Castelbel, os clientes vinham ter connosco por opção, bem-dispostos, procurando algo que, mais do que precisar, desejavam ter, por ser bonito e proporcionar felicidade. No caso da Glassdrive, chegam a nós incomodados por um evento inesperado e que exige uma solução urgente (a reparação ou substituição de vidro automóvel); vêm irritados por um problema que lhes foge do controlo e que, tipicamente, acham que será muito mais difícil de resolver do que realmente é.

S&G - Qual deve ser a principal vantagem competitiva de uma empresa que se quer afirmar no mercado internacional?


MCA - Uma marca forte.


S&G - Acredita que a positividade e a felicidade no trabalho são os ingredientes das empresas de sucesso?


MCA - Sem dúvida. Mais: a positividade e a felicidade são simultaneamente ingredientes e produtos das vidas (profissional e familiar) de sucesso.


S&G - Daqui a 5 anos onde poderemos encontrar a Marta?


MCA - Não sei onde, mas sei como quero estar: bem acompanhada. Tanto em casa como no trabalho.

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