1 de Junho de 2023



No mundo do futebol…





M ariana Vaz Pinto, fez história ao ser a primeira mulher a desempenhar funções de team manager no Belenenses SAD, depois de uma carreira como jogadora. stivemos à conversa com a Mariana para saber um pouco mais sobre si.


Start & Go - A Mariana foi a primeira mulher a entrar em campo como delegada, mas nem sempre foi assim. Conte-nos um pouco da sua história…


Mariana Vaz Pinto - O futebol sempre esteve na minha vida. Quando tinha 6 anos comecei a jogar futebol no Estoril praia com rapazes onde joguei até aos 12. Depois dessa idade já não era permitido jogar com rapazes e por isso tive de parar. Joguei ténis durante alguns anos, mas não era aquela coisa. Quando fiz 16 anos, o Estoril Praia ligou-me, pois, iam criar uma equipa de futebol feminino. Não pensei duas vezes e voltei. Era das mais novas, tinha 16 e jogava com mulheres, algumas delas com 25/30 anos. Joguei em equipas femininas até aos 20 e pelo caminho fiz duas roturas do LCA. 

Aos 20 anos fui convidada para integrar o projeto de futebol feminino no Sporting que iria ser iniciado nesse ano. Depois de muito pensar, decidi que seria a altura de deixar os relvados e abraçar o outro lado do futebol. E foi a melhor decisão que tomei. 

Tive 5 anos no futebol feminino do Sporting nas equipas de formação e depois estive no bsad durante uma época.







S&G - Ser dirigente foi um caminho natural, depois da experiência de jogadora?


MVP -  Como disse anteriormente, acho que sim. As minhas lesões no joelho também levaram a que essa decisão fosse mais cedo. Mas, certamente, que foi uma decisão do qual não me arrependo.


S&G - Quais principais desafios que encontrou ao longo da sua carreira no mundo de futebol?


MVP -  Não foram muitos os desafios que encontrei no mundo do futebol. Sempre estive habituada a estar com rapazes porque joguei com eles durante muito tempo por isso a transição para o futebol profissional acabou por ser natural. Nunca tive qualquer problema em ser mulher no mundo do futebol. Creio que os desafios que me apareceram foram os mesmos que aparecem a qualquer pessoa do meio.

S&G - O que faz uma delegada na liga profissional de futebol?


MVP -  Uma delegada na liga Portugal é aquela pessoa que está no banco e é responsável pela equipa durante o jogo. Toda a burocracia e toda a comunicação no dia de jogo, passa pelo/a delegada/o.

S&G - É diferente dirigir uma equipa feminina de futebol de uma equipa masculina?


MVP -  Sim, claro que é diferente. Primeiro, apenas tinha estado na formação e logo aí, só tinha lidado com miúdas. No Bsad apenas lidei com 




homens. Acho que posso dizer que não tem nada a ver. São coisas bastante diferentes e exigem coisas bastante diferentes. Um homem de 30 anos não precisa da mesma coisa que uma miúda de 15 anos. Temos de nos adaptar ao que é preciso no momento.


S&G - Há modalidades para homens e modalidades para mulheres? Há profissões para homens e profissões para mulheres?


MVP -  Creio que não. Acho que todos somos aptos a desempenhar qualquer tipo de função seja onde for.


S&G - O que é preciso para que mais mulheres assumam posições de destaque no desporto?


MVP -  Acho que é preciso que haja outro tipo de abertura por parte das pessoas. Acho que é preciso que haja uma mudança de mentalidade. As mulheres são tão capazes como os homens. Como os homens são tão capazes como as mulheres.


S&G - Como vê o mundo de futebol daqui a 5 anos no que se refere à igualdade de oportunidades para homens e mulheres?

MVP -  Espero que seja um mundo muito melhor, um mundo com mais transparência e com espaço para toda a gente. Espero que existam muito mais mulheres em cargos de decisão no mundo do futebol. Espero que as pessoas olhem para as mulheres como olham para os homens e se tiverem de escolher entre um homem e uma mulher com as mesmas capacidades nao escolham um homem por ser o “mundo deles”.









S&G - O que é preciso que cada um de nós faça para que a discriminação não seja mais uma questão?

MVP -  Acho que o mundo das redes sociais, infelizmente, influência muito o pensamento das pessoas. Existe muito ódio e discriminação neste “mundo virtual” que acaba por influenciar a mentalidade e o pensamento das pessoas. Penso que, nós mulheres, precisamos de mostrar que somos capazes para que as pessoas acreditem em nós mas espero que daqui a uns anos isso já não seja preciso.





S&G - Que mensagem gostaria de deixar às meninas que sonham com uma carreira no futebol?


MVP -  As meninas hoje em dias são umas felizardas. Tem todas as condições para seguirem uma carreira no mundo do futebol, algo que na minha altura não tive. O futebol é deles e delas. Elas só têm de querer, treinar e divertirem-se.


S&G - Projetos para o futuro? O que podemos esperar?


MVP -  Neste momento ainda não sei, estou com algumas propostas, mas ainda não decidi o meu futuro.






O futebol é deles e delas.

Newsletter Start&Go