1 de Junho de 2023



IA e a experiência do consumidor



Compreender como o consumidor está a realmente experienciar a loja é o principal objetivo da AssetFloow.




K atya Ivanova e Ricardo Santos conheceram-se num projeto partilhado pelas empresas em que anteriormente colaboravam. Katya é empreendedora, em consultoria de negócios e inovação promovendo a cooperação com start-ups e PMEs. Por sua vez, Ricardo Santos foi co-fundador da Heptasense, uma empresa de inteligência artificial, destacada pela Forbes e Wired como uma das mais inovadoras da Europa. Juntos fundaram a AssetFloow.

A AssetFloow é uma startup portuguesa, com sede em Lisboa, que surgiu, como explica a co-fundadora "com o intuito de desenvolver modelos de inteligência artificial que são capazes de perceber como as pessoas usam um espaço, baseando-se em análise comportamental, obtendo resultados mais precisos enquanto protegemos a privacidade do consumidor".

A ideia de criar a AssetFloow surgiu junto de potenciais clientes de retalho e real-estate “na qual não havia nenhuma solução no mercado para o que estes procuravam, e convidei o Ricardo a desenvolvê-la comigo”. 

 É difícil no retalho físico dar a mesma experiência que existe no retalho online. Ao contrário de qualquer e-commerce, as lojas físicas enfrentam uma limitação muito óbvia quando se trata de testar novos layouts. Há um custo implícito na movimentação de produtos, prateleiras ou displays na loja. Além disso, há um atraso tangível na medição dos resultados. “Com a AssetFloow é possível perceber como o espaço é usado por diferentes tipos de consumidores, colocando estrategicamente os produtos nos percursos dos mesmos, estimulando comportamentos de compra”, diz-nos a empreendedora.







Katya Ivanova, co-fundadora e CEO da AssetFloow


Plataforma AssetFloow

A AssetFloow é a única solução no mercado capaz de analisar o comportamento e otimizar o percurso dos consumidores sem necessidade de sensores ou câmeras intrusivas, atingindo resultados com precisão superior a 90%. Isso garante a privacidade dos clientes e proporciona uma experiência mais satisfatória na loja.

A partir dos dados anónimos das vendas dos retalhistas, a plataforma da AssetFloow consegue gerar os percursos dos consumidores em loja e as suas interações com os produtos, possibilitando, assim, compreender comportamentos que levam a padrões de compra.O software permite criar um "digital twin" da loja atual ou simulada, que fornece, entre outras, informações como percursos mais usados por diferentes segmentos de consumidores, mapas de calor, anomalias de vendas, sugestões de onde colocar os produtos ou categorias para aumentar as vendas, estratégias de campanhas promocionais e produtos novos a adicionar à loja.

Segundo Katya Ivanova a “AssetFloow está a revolucionar a forma como os retalhistas analisam o que se passa dentro das lojas físicas. Nunca existiu uma solução no mercado capaz de ajudar os retalhistas a perceber o comportamento dos consumidores por loja, ou cluster de lojas, em tempo-real e em grande escala, sem comprometer a privacidade. Um dos nossos clientes na Europa, por exemplo, precisava de contratar uma equipa para seguir manualmente os consumidores nas suas lojas, gerando mapas de calor manuais com base no percurso das pessoas, o que custava dezenas de milhares de euros por semana. Com a AssetFloow, esse mesmo cliente conseguiu obter resultados iguais em segundos. ”

Essas são apenas algumas das vantagens do software da AssetFloow, que já está presente em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido e Brasil. Com a tecnologia avançando cada vez mais, a solução está já a ser testada junto de parceiros estratégicos para outras aplicações e setores que procuram compreender o comportamento do cliente, tais como os mercados financeiros, seguros e logística.


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