1 de Junho de 2023





PAULA CRUZ

CEO da LUSILECTRA SA (GRUPO SALVADOR CAETANO)







Liderança na 1ª Pessoa




C

om 53 anos e 33 de trabalho, hoje olho para trás e vejo um caminho que muito me orgulha, em todas as áreas da minha vida.

Não nasci em berço de ouro nem com “pedigree”. Sou de uma família humilde, que trabalhava de dia para comer à noite, como me dizia a minha avó.

Tive o privilégio de não ter tido a necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro para estudar. Os meus pais fizeram todos os possíveis para me proporcionar estudar, sem trabalhar.

Nunca fui ótima aluna, era razoável, mas tinha algo que falta a muitos, um OBJETIVO, um FOCO. Eu queria estudar e como diz a minha mãe: “Tu quando eras pequena dizias: Um dia vou ser como esse doutor da Mantex, vou mandar em tudo”.

A minha mãe era operária numa fábrica de confeções e falava-me de um Doutor, que agora percebo que seria o Diretor Financeiro e falava bem dele, da autoridade, da simpatia para com as funcionárias. Ele era o meu ídolo.

Até terminar o meu bacharelato em Contabilidade e Administração, o meu FOCO era apenas, estudar.

Terminei o curso e consegui logo emprego, tendo passado por duas empresas, em 7 meses. Depois iniciei o meu percurso no Grupo Salvador Caetano na área da contabilidade.

Desde que terminei o Bacharelato até aos dias de hoje nunca deixar de investir em mim, em conhecimento, em alargar os meus horizontes. Foi e é a DETERMINAÇÃO e o ter sempre presente o meu OBJETIVO, que me trouxe até onde estou.

Hoje ocupo o cargo de CEO da Lusilectra, empresa pertencente ao Grupo Salvador Caetano e a minha função é SERVIR os 70 colaboradores da empresa, bem como todos os que connosco se relacionam. Não faço o que achava que iria fazer quando era criança que era “Mandar”, mas sim, contribuir para que os colaboradores se sintam FELIZES, nas horas que estão na empresa.

Para mim não há vida profissional e vida pessoal, para mim há VIDA, e a 


vida é um todo em que não se desassociam umas áreas das outras.

Para ser LIDER, também não posso e não olho para cada colaborador como sendo mais um, pois cada um é um SER que tem muito para me ensinar para além do seu trabalho. Só posso ser LIDER de uma equipa, se conhecer o MODELO DO MUNDO individualmente e servir cada um de acordo.

Para se se LIDER, também não é suficiente apenas comunicar. Foco-me em adaptar a minha comunicação a cada interlocutor, porque o importante não é o que eu digo, como líder, mas o que cada um interpreta do que eu digo!

O Líder tem de INSPIRAR e GUIAR a sua Equipa no sentido da VISÃO que cria. No entanto o LIDER tem de atuar de acordo com o contexto e o publico alvo. Uma vez mais o conhecimento do MODELO DO MUNDO individual vai-nos permitir, como líderes a servir melhor e quando serves melhor, melhor és servido, é o poder do WIN-WIN.

Tudo isto não é fácil, pois também como alguém diz “Se fosse fácil, não era para ti!.” e “O difícil, nada mais é do que uma serie de somas de fáceis”.

Investi e continuo a investir muito em mim, no meu desenvolvimento pessoal, no meu autoconhecimento, na minha autoavaliação, para chegar onde estou e posso-vos dizer que ainda tenho muito para aprender. Cada dia que passa só está perfeito se eu conseguir ACRESCENTAR VALOR a uma pessoa e se eu APRENDER algo de novo, porque para mim o LIDER só cresce se as PESSOAS crescerem e se sentirem a crescer.

E para as PESSOAS crescerem elas têm de estar MOTIVADAS e o Líder tem de IMPULSIONAR essa motivação, e para isso, uma vez mais o LIDER tem de conhecer cada uma das suas Pessoas pois a Motivação é algo intrínseco de cada um, vem de dentro, não sendo possível motivar, apenas satisfazer e IMPULSIONAR a MOTIVAÇÃO.







O Líder tem de INSPIRAR e GUIAR a sua Equipa no sentido da VISÃO que cria

Newsletter Start&Go