1 de Junho de 2023





ADRIANA GONÇALVES

Branding, Marketing e Posicionamento Digital



A importância da marca pessoal para as mulheres



Desde muito nova, cresci a ver a minha mãe como empreendedora. Ela tinha um cabeleireiro e passava horas a trabalhar para garantir que não nos faltava nada, a mim e ao meu irmão.




N

aquela altura, não entendia bem o que significava ser empreendedora, mas sempre admirei a coragem, determinação e dedicação que a minha mãe depositava em fazer o seu negócio crescer.

A jornada não foi fácil para ela. Como mulher empreendedora, enfrentou vários desafios ao longo do caminho, como a pressão de ser mãe, cuidar da família e da casa, ao mesmo tempo que geria o seu negócio.

Infelizmente, ainda enfrentamos barreiras quando tentamos entrar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Um estudo da Eurostat “Gender Pay Gap Statistics” mostrou que, em média, as mulheres ganham 14,1% menos do que os homens em toda a União Europeia. Continua a existir preconceito, desigualdade salarial e falta de representatividade em cargos de liderança.

Ter crescido com uma mãe empreendedora teve um impacto significativo no meu futuro.

Com o seu exemplo, compreendi que a confiança é fundamental e que quando uma mulher é confiante, consegue defender os seus interesses, mostrar o seu valor e comunicar melhor as suas ideias.

A forma como nos apresentamos e comunicamos com os outros tem impacto e foi também esse o motivo que me levou a mergulhar de forma profunda no Branding e Marketing pessoal nos últimos anos, para ajudar e encorajar mulheres a construir a sua marca pessoal com confiança, intenção e significado.

A marca pessoal não se trata apenas de como nos apresentamos nas redes sociais, mas sim de quem somos, do que fazemos e do valor que podemos oferecer. Ao desenvolver a nossa marca, podemos comunicar efetivamente o nosso valor único e destacar as nossas habilidades e competências.

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que a construção de uma marca pessoal é fundamental para o sucesso profissional, uma vez que permite que as pessoas comuniquem melhor as 


suas ideias e mostrem o seu valor a clientes e empregadores.

Quando a tua marca pessoal reflete quem tu és e o que podes oferecer, torna-se uma ferramenta poderosa para alcançares os teus objetivos.

Como podes começar já a desenvolver a tua marca pessoal?

Investe no teu autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para o teu desenvolvimento pessoal e profissional, pois permite que entendas quem és, quais são as tuas habilidades, competências, valores e objetivos.

Quando ganhas consciência destes elementos, podes tomar decisões mais conscientes e alinhadas com o teu propósito e objetivos.

Ao desenvolver o autoconhecimento, aumentas também o teu amor-próprio e a confiança, o que impacta positivamente outros aspectos da tua vida, incluindo relacionamentos, saúde mental e sucesso profissional.

Vamos colocar as “mãos na massa”?

 Pega numa folha e numa caneta, e tenta responder às seguintes questões:

● Se tivesses que escolher três


momentos positivos e três momentos negativos da tua história de vida, quais seriam? 

● O que representaram esses momentos para ti? Consegues definir o que sentiste? 

 ● Quais são os teus valores inegociáveis. Consegues explicar porque são inegociáveis para ti? 

● Algum desses valores relaciona-se com os momentos marcantes da tua história de vida? 

 ● Quais são as tuas principais habilidades e competências? 

● Quais são as tuas maiores conquistas pessoais e profissionais até agora?

● Como podes usar as tuas habilidades e conhecimentos para fazer a diferença no mundo? 

 ● Porque fazes o que fazes? 

● O que desejas alcançar?

Estas são algumas das questões que exploramos em conjunto no desenvolvimento de marca pessoal. O objetivo é tomar consciência e ter mais clareza para também agir e comunicar com mais intenção.

Rede de apoio e networking

Unidas enfrentamos todas as barreiras. Procura criar relações de confiança com outras mulheres, participa em grupos de networking e encontra mentores que possam apoiar-te e guiar-te na tua jornada.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a desenvolver a tua rede de networking:

● Participa de eventos como formações, encontros, feiras de emprego, conferências ou até eventos online; 

● Prepara um cartão de visita com os teus contactos para distribuir nesses eventos; 

● Usa as redes sociais conectar com novas pessoas e conhecer outros profissionais; 

● Oferece apoio e valor, pode incluir enviar artigos interessantes, participar em podcasts, participar em formações como convidada.

Lembra-te em criar relacionamentos autênticos e genuínos. Desenvolve relacionamentos significativos e duradouros com pessoas que admiras e são inspiradoras para ti.

 Luta contra a desigualdade de género.

A luta pela igualdade continua e não podemos ficar em silêncio. Existem diversas mulheres inspiradoras que têm usado o poder das suas marcas pessoais para promover a igualdade de género e outras causas sociais importantes.

Internacionalmente, recordamos grandes figuras como Malala Yousafzai, Emma Watson, Oprah Winfrey, Beyoncé. Em Portugal, destacam-se Tânia Graça, Catarina Furtado e Carolina Deslandes. Devemos usar a nossa marca pessoal como uma voz ativa na promoção da igualdade e na defesa dos nossos direitos.

Num mundo cada vez mais competitivo, é crucial desenvolver e aprimorar a nossa marca pessoal, pois ela pode abrir portas para conquistar oportunidades e, acima de tudo, ajudar-nos a realizar os nossos sonhos e objetivos. Para isso, devemos ser autênticas, coerentes e consistentes na nossa mensagem. E lembremo-nos: como uma semente, a nossa marca precisa de tempo, cuidado e dedicação para crescer e dar frutos.









Tal como uma árvore precisa de raízes fortes para se manter firme, a marca pessoal requer uma base sólida, baseada em valores, personalidade e habilidades.










Newsletter Start&Go