25 de Março de 2023


IMG




SAMUEL AMPARO

Economista e Controller Financeiro



O que é um bom líder? Quais as competências que deve ter?



Em primeiro lugar, o que significa liderança? Liderança é uma palavra de origem inglesa, que surgiu do vocábulo “leader” e significa “aquele que dirige, comanda ou guia”.


A

liderança é uma soft-skill com imenso impacto nas organizações, pois a mesma é um driver que permitirá a organização evoluir tanto a curto-prazo, como a longo-prazo. E porquê? A evolução só acontecerá se a organização possuir colaboradores que rentabilizem ao máximo a sua eficiência e eficácia. Porém, o colaborador só o fará se se sentir motivado, se se sentir parte da organização. Neste quesito é muito importante o papel do líder.

O que é ser um bom líder? Um bom líder é aquele que não se resume a um mero chefe. Então, qual é a diferença entre chefe e líder?

Um líder é aquele que comunica cordialmente com a equipa, presta apoio, trabalhando em parceria com colaborador. Já o chefe, limita-se a listar uma panóplia de tarefas a serem feitas. Ademais, um líder tem de motivar diariamente a sua equipa de forma que esta se sinta parte integrante da organização e trabalhe o mais eficientemente possível. Além disso, o líder deve recolher regularmente feedback de forma que todos partilhem os pontos bloqueantes e os aspetos menos positivos.





Só através desta partilha o líder apontará soluções e tomará ações corretivas com o objetivo de melhorar. Um líder deverá delegar responsabilidades de forma que cada membro se sinta empreendedor de um dado projeto e, também, para que o colaborador se sinta motivado, uma vez que esta delegação de responsabilidade é um sinal de confiança e de crença na pessoa. Em contrapartida, um chefe não trabalha bem em equipa e, como tal, centraliza o poder de decisão inteiramente nele. Por fim, um líder tem de estar disponível para a equipa, pois a equipa precisa dele para esclarecimento de dúvidas, para resolução de problemas. Já o chefe não dedica parte do seu tempo a “ouvir” as “dores” do colaborador e, portanto, nega-se a fazê-lo.

Assim sendo, um líder deverá ser carismático, motivador, comunicar bem em equipa e otimista. O carisma é deveras importante, pois é ele que permitirá convencer e influenciar as pessoas a fazer o melhor que sabem. A motivação é um fator crítico e crucial para que o líder consiga ter um bom ambiente laboral e é essencial para que a equipa que gere ultrapasse mais facilmente e com melhor disposição as 




adversidades que enfrenta.

A comunicação é das características mais importantes e especialmente fulcral no mundo empresarial, pois, tal como dizia James Humes “The art of communication is the language of leadership”. É através da comunicação que o líder transmite os problemas que estão a subsistir, que aponta possíveis soluções e define, juntamente com a equipa, os planos de ação a serem realizados. Por último, mas não menos importante, o líder deve ser otimista, ou seja, deve ter sempre presente que nada será impossível de ser realizado se for feito em equipa, pois um líder que seja pessimista não conseguirá reter por muito tempo os colaboradores motivados e se estes não estiverem motivados, então eles não serão eficientes e, consequentemente, a organização não evoluirá a longo-prazo.





Newsletter Start&Go