
MARIA DE JESUS FONSECA
Consultora em GRH e Comportamento Organizacional
“A Liderança é um tema imenso…”
Tenho dedicado uma grande parte da minha atividade profissional à Liderança e ao Desenvolvimento de Líderes. Por isso, me pergunto, frequentemente, o que é a Liderança? A Liderança é um tema imenso…
ois, eu sei, esta resposta não ajuda nada. Todavia, alerta-me para o facto de que nunca saberemos tudo sobre Liderança e de que haverá sempre algo mais para aprender.
E no que se refere à aprendizagem da Liderança, a experiência, a prática e o erro também fazem parte da equação do sucesso. Uma liderança centrada em processos de decisão e ação, que envolvem conhecimento e formação, mas também uma sabedoria prática, a phronesis grega.
Assim, uma Liderança Centrada na Ação coloca o foco do Líder em três áreas de intervenção:
1. Objetivos: Alcançar Resultados
2. Equipa: Construir Equipas
3. Pessoas: Desenvolver Pessoas
Este modelo, conhecido como o Modelo dos Três Círculos, sugere que as três áreas interagem e se influenciam mutuamente e que a maior atenção dada a cada uma delas depende da situação, do momento ou do contexto. Mas, a longo prazo, deve tender para o equilíbrio.
Estas três áreas de ação do Líder correspondem às três necessidades básicas de uma empresa de sucesso:
1. Necessidade de cumprir objetivos que o empresário, sozinho, não conseguiria;
2. Necessidade de manter o todo unido e coeso, num sistema perfeitamente integrado e alinhado;
3. Necessidade de compreender as Pessoas e as suas motivações, para retirar o melhor de cada um.
Convido-o a refletir com qual das seguintes situações se identifica mais:
a) Tendo a colocar a tarefa em primeiro lugar, dando pouco valor ao grupo e aos colaboradores
b) Para mim o mais importante é a equipa; valorizo especialmente a coesão grupal, em detrimento da produtividade e da satisfação individual
c) Tenho tendência a identificar-me exageradamente com os colaboradores, colocando sempre as necessidades da pessoa antes das necessidades da tarefa ou do grupo
d) Posso afirmar, honestamente, que mantenho um equilíbrio entre os três círculos e o feedback dos meus
colaboradores atesta isso mesmo.
Para além de uma ação focada e intencional, há uma qualidade no Líder que deve ser expressa em qualquer uma das três áreas:
Entusiasmo - quando a ação é realizada com entusiasmo, quase sempre essa faísca atinge as outras pessoas e, então, elas divertem-se, gostam de trabalhar juntas; são mais produtivas e dão o melhor de si.
A Liderança é um tema imenso… é!