PROREMAR
Um projeto com o objetivo promover o consumo de recursos alimentares marinhos de elevado valor nutricional, mas sem valor comercial, através do desenvolvimento de produtos inovadores e com valor acrescentado.
F omos conhecer melhor este projeto e estivemos à conversa com Maria Manuel Gil e Filipa Pinto professora membros do projeto Proremar.
Start & Go - Como surgiu a ideia do PROREMAR?
Maria Manuel Gil - A ideia surge da necessidade! Necessidade de diminuir o desperdício alimentar e de aumentar a gama de alimentos que podemos ter disponíveis. Esta temática assenta no paradigma de uma alimentação sustentável onde pretendemos promover a comercialização de alguns peixes e introduzir algas na alimentação. Existem muitas espécies que não são alvo da pesca. A rejeição de muitas destas espécies traduz-se na perda de valor que poderia interessar quer à administração (promovendo a exploração racional de outros recursos potencialmente menos explorados), quer aos pescadores (que veriam aumentar e rentabilizar o rendimento da pesca). Para muitas destas espécies há já uma preocupação por parte do Conselho Internacional para a Exploração do Mar para o seu estudo em termos de recurso.
Com esta estratégia conseguimos ajudar pescadores (diminuindo o desperdício das pescas), e consequentemente a economia local, revitalizar o mercado alimentar do pescado (pela introdução de novos produtos alimentares), equilibrar ecossistemas (ao incentivar o consumo de peixes menos explorados, o que levará a uma captura mais equilibrada de espécies, bem como a introdução de algas como novo alimento) e por fim oferecer ao consumidor novos produtos nutricionalmente ricos.
"A ideia surge da necessidade! Necessidade de diminuir o desperdício alimentar e de aumentar a gama de alimentos que podemos ter disponíveis."
S&G - Qual a proposta de valor dos produtos que estão a desenvolver?
Filipa Pinto - Para atingir os objetivos acima descritos, ou seja, para a valorização de recursos marinhos endógenos (as algas marinhas e o pescado, principalmente de baixo e/ou sem valor comercial), desenvolveram-se três produtos alimentares inovadores. Por um lado, são o formato de produtos já conhecidos, por outro têm formulações distintas. Essas formulações tornam os produtos não só apetecíveis, mas também nutricionalmente ricos destacando-os dos demais existentes no mercado, prevendo preços de mercado semelhantes.
S&G - Quem são os potenciais clientes dos vossos produtos? Já existem empresas parceiras para a sua produção e comercialização?
MMG - Não consideramos que os produtos desenvolvidos tenham um publico alvo. São produtos que tentam associar a sua imagem tradicional a uma nova imagem moderna e dinâmica, ligada à promoção de uma alimentação sustentável, saudável e equilibrada. Produtos como uma salsicha, fiambre ou hambúrguer vegan podem e são consumidos pela população em geral, contudo futuros produtores podem pela imagem de marketing facilmente adaptar a diferentes grupos de consumidores.