55+ Experiência e conhecimento à distância de um click
Elena começou o seu percurso profissional numa empresa de CRM (Customer Relationship Management) em Madrid, onde geria as campanhas de Marketing Directo e Interactivo de vários clientes nacionais e internacionais.
F oi depois desta experiência na capital espanhola que decidiu rumar a Portugal, na procura de novas experiências e aprendizagens. Em Lisboa, trabalhou numa multinacional. Iniciou o percurso nesta empresa como trainee e desenvolveu funções de Gestão, Marketing, Vendas e Estratégia, tendo sido expatriada por um ano para a sede europeia da multinacional, sita em Roterdão, Holanda. Ao fim de 8 anos, demitiu-se para se dedicar a 100% à criação da 55+.
A Start & Go foi conhecer melhor este projeto de economia social.
Start & Go - Como surgiu a ideia do 55+?
Elena Duran - Em Portugal, existem cerca de três milhões e meio de pessoas com mais de 55 anos, das quais dois milhões e meio estão inativas. O “envelhecimento da população”, o problema da inatividade e solidão das pessoas seniores é uma realidade muito presente na sociedade e existem poucos projetos que, de uma forma inovadora e adequada, ofereçam uma solução para este novo paradigma. De facto, facilmente associamos a reforma e o desemprego a paragem e inatividade, contudo existem muitas pessoas nesta situação que querem e podem tirar partido das suas competências e valências de forma a contribuir para a comunidade.
Foi perante este cenário, que, em 2018, nasceu a plataforma 55+. O principal objetivo deste projeto de economia social prende-se com a reintegração de pessoas maiores de 55 anos que se encontrem em situação de desemprego ou reforma nas comunidades onde vivem, valorizando as suas
O principal objetivo deste projeto de economia social prende-se com a reintegração de pessoas maiores de 55 anos que se encontrem em situação de desemprego ou reforma nas comunidades onde vivem
experiências e conhecimentos, combatendo assim a solidão e inatividade.
Funciona de forma muito simples: é uma plataforma on-line (www.55mais.pt) que conecta pessoas com mais de 55 anos que querem estar mais ativas e que, pela sua experiência, podem prestar serviços de qualidade a outras pessoas de qualquer idade que precisem destes serviços. Por exemplo, a Maria, não tem muito tempo, precisa de alguém que trate do jantar que vai dar na sexta-feira para os amigos. A solução? É simples: através da 55+ encontrará a pessoa perfeita para ajudá-la a tornar o jantar memorável 😊.
S&G - Como é encarado esta oportunidade pelos seniores que fazem parte da rede? E pelos clientes?
ED - A procura de uma ocupação e a vontade de se sentirem úteis, aliadas à possibilidade de receberem um rendimento extra (que reflete a valorização dos saberes) são aspetos que cativam particularmente o(a)s 55+. Ainda, além de conhecerem pessoas novas através da prestação de serviços, os especialistas 55+ encontram-se entre si através de convívios que promovemos: já nasceram daqui bonitas amizades.
Relativamente aos clientes, contamos com uma taxa de fidelização de 50% e uma avaliação de satisfação
nacional de 4.8 (numa escala de 0 a 5). Os clientes valorizam a missão do projeto, consideram relevante o facto de darmos visibilidade ao conhecimento dos mais velhos; e claro, após a alta satisfação do serviço que usufruem, ficam próximos da plataforma e recomendam a outras pessoas.
Estes resultados são medidos e analisados no relatório de impacto que desenvolvemos, para garantir que com a nossa operação, realmente apoiamos e transformamos pessoas e a mentalidade da sociedade no geral.
Após a validação do piloto e a aderência tanto de especialistas como de clientes nos primeiros anos, fez todo o sentido, fazer a 55+ chegar mais longe, impactando cada vez mais pessoas. Assim, hoje em dia, existem especialistas ativos na zona da Grande Lisboa, área metropolitana do Porto e também no distrito de Aveiro.
A procura de uma ocupação e a vontade de se sentirem úteis, aliadas à possibilidade de receberem um rendimento extra...