1 de Maio de 2022





CARLA SEPÚLVEDA

Vereadora na Câmara Municipal de Braga Pelouros Educação, Inovação e Coesão Social





Gestão do Tempo: organização pessoal vs sucesso profissional











O tempo é vida e é também a única coisa irrecuperável. 

Desperdiça-lo ou perde-lo é o pior erro que se pode cometer.




T

Tendo em conta esta premissa, urge a melhor gestão do tempo para que se possa aproveita-lo da melhor forma possível privilegiando a gestão pessoal.

O dia-a-dia de trabalho é, sem duvida, a área em que mais nos focamos pelas mais variadas razões. Sabemos, por isso, que nem sempre é fácil manter a motivação em alta quando, cada vez mais, estamos assoberbados de tarefas, afazeres e compromissos que nos limitam grandemente e penalizam a gestão pessoal e, consequentemente, o que mais gostamos de fazer. Mas também bem sabemos que, na maior parte das vezes, esta falta de motivação e produtividade é fruto da má gestão do dia de trabalho e sobretudo da ausência da boa gestão das prioridades.

Quem nunca se queixou da falta de tempo?

Facto é que o dia tem 24h. Tendo por base as premissas dos direitos humanos o dia digno para qualquer pessoa deveria ser dividido em 3 diferentes etapas: 8horas para trabalhar, 8horas para dormir e 8h para tudo o resto (lazer, alimentação, desporto...).




Então como nos organizarmos para conseguir a harmonia desejável?

Essencial e imprescindível é estabelecer metas e objetivos concretos e sobretudo fazer uma boa articulação das tarefas do quotidiano de forma a podermos ter oportunidade de fazer o que realmente gostamos permitindo a diminuição do stress, da frustração, da improdutividade e sobretudo não desmotivar!

Para tal, será imprescindível:

Descansar bem. Reservar o tempo suficiente para dormir e acordar tranquilo/a é fundamental devendo, assim, o descanso ser a primeira prioridade.

Trabalhar com qualidade. Seja qual for o tempo reservado à jornada de trabalho, usar o tempo de forma produtiva com foco nos objetivos e resultados, valorizando a concentração e raciocínio, é fundamental para o equilíbrio desejado.

Aliviar o corpo e a mente. Privilegiar o lazer, atividades sociais e familiares é fundamental para repor energias e ganhar novo fôlego para voltar a produzir com eficácia e eficiência.

E como fazer para planear de forma adequada estes momentos?

Fundamental é:

 • definir prioridades; 

• traçar metas e objetivos; 

• pensar na estratégia; 

• planear a gestão do tempo de cada tarefa; 

• priorizar a execução.




Manter a disciplina no trabalho requer uma eficaz gestão do tempo. Assim, quanto melhor a organização diária melhor será a gestão deste bem tão precioso.

Neste contexto, são vários os exercícios que se poderão utilizar de forma a auxiliar a definição das prioridades. É exemplo a matriz de Eisenhower que permite, num quadro, priorizar cada uma das atividades pelo seu grau de urgência e importância.

Esta matriz facilita a decomposição das tarefas diárias e/ou semanais e dar-lhes o valor que efetivamente cada uma delas tem (urgente e não urgente, importante ou não importante) permitindo ainda definir quando e por quem vão ser desenvolvidas (delegar) e, sobretudo, o que não precisa ser feito (eliminar por exemplo os chamados “ladrões do tempo”).



Como ponto de entrada para esta matriz, pode ser desenvolvida, numa primeira fase, uma lista de todas as tarefas diárias (ou semanais); a fase seguinte consistirá em afetar cada tarefa a cada um dos quadrantes da matriz.

Em suma, colocar em prática as ferramentas de gestão do tempo e prioridades que estão ao nosso alcance, para além de elevar a produtividade, permite melhorar o dia-a-dia, promove a melhoria da qualidade de vida e bem–estar geral e consequentemente a felicidade.

A disciplina profissional é, por isso, fundamental para que todas as outras áreas da vida melhorem significativamente. A eficaz gestão do tempo permitirá dar espaço às áreas mais importantes da vida de cada um.






Mais vale tarde do que nunca. Mas o melhor é nunca ser tarde!


Newsletter Start&Go