O 5G e a comunicação Omnicanal
O 5G vai permitir uma maior digitalização da comunicação do marketing e permitir uma maior e melhor aproximação entre o mundo offline e online, em qualquer local e criar mais aproximação das marcas às Pessoas. Além disso, vai permitir o crescimento ainda mais rápido e novas utilidades de toda a tecnologia já existente. A realidade virtual, realidade aumentada, gaming, experiências imersivas vão alcançar um nível nunca antes visto e permitir abrir novas fronteiras do in-game advertising, por exemplo.
Já existem óculos de Realidade Aumentada e Inteligência Artificial do Facebook, os EGO4D, em parceria com a Rayban, que até ao momento, são capazes de gravar e partilhar imagens.
Ou então a junção do mundo real com o mundo digital (ao bom estilo do Second Life, lembra-se?) como foi apresentado durante a apresentação da mudança de nome da empresa Facebook para Meta.
A Netflix já está a dar os primeiros passos no gaming, assim como a Apple, Amazon, Facebook.
No eCommerce, o que pode mudar?
Não se vai tratar apenas de ter a típica loja online para aproveitar a velocidade de acesso e boom de novos acessos para procurar mais vendas. Com clientes mais exigentes, as fotografias ou vídeos já não são suficientes e é por isso a oportunidade de inovar e transportar um pouco da experiência na loja física para o online, ao implementar experiências visuais avançadas de compra dentro da sua loja online, showrooms virtuais com inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual. Além disso, vai existir uma aceleração e crescimento no mobile commerce.
O setor automóvel está em grande transformação e por uma questão de stocks, são já várias as marcas a adotar a venda online como canal principal, relegando para os pontos de venda, um local de experiências e proximidade com o cliente, através do lado humano e tecnológico.
A tecnologia ao serviço da humanização. E quanto mais tecnológico o mundo se torna, mais humanas as marcas devem ser.
À medida que a tecnologia evolui e dá ferramentas aos profissionais de marketing para proporcionar experiências entre marcas e pessoas cada vez melhores, é inevitável não se abordar esta junção entre o “marketing” e “technology” - conhecido por Martech. Por exemplo, para cada micro momento de decisão, o objetivo das marcas passa por ter influência nesse momento e um contacto mais próximo. Isso significa que será necessário recorrer ao marketing e tecnologia para conseguir analisar dados e responder em tempo real.
Por outro lado, existe também a tecnologia focada na análise e gestão de publicidade online – conhecido por AdTechs (Advertising + Technology).
Ou adotar estratégias de “up selling”, que basicamente consiste em aconselhar outros produtos ou serviços melhores do que aqueles que o cliente está a ver ou colocou no seu carrinho de compras.
Ambos serão fundamentais no momento em que decide adaptar-se às mudanças que o 5G traz consigo. É importante para as marcas estarem a par das novas tecnologias e soluções, evoluir, inovar, testar e encontrar novas formas de serem mais relevantes e impactantes.
Mais dados, mais e melhor conhecimento do Cliente.
Haverá mais dados, de maior qualidade e a circular com volumes e velocidades inéditas: isso abre fronteiras em âmbitos como a híper segmentação, a geolocalização relacionada aos conceitos de ubiquidade e mobilidade e o aparecimento de novas formas de contato entre marcas e consumidores. Também a personalização poderá ser muito mais fácil e refinada, desde que os dados certos sejam corretamente trabalhados.
Com todas estas mudanças, a grande quantidade e diferentes tipos de dados gerada necessitam de melhores processos internos nas empresas para os compreender e trabalhar, já que obter esses dados em tempo real vai permitir a tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas e será mesmo uma das grandes vantagens competitivas das empresas.
Torna-se importante, por exemplo, implementar uma Customer Data Platform que permita recolher e analisar dados, obter e dar respostas, em tempo real. Sem esquecer que a estratégia é fundamental para evoluir o negócio, sendo ainda mais importante que nunca para unir toda esta transformação e entender como retirar o melhor partido dela.
E claro, dados leva-nos a um termo já um pouco falado no Marketing, o Marketing Preditivo, que consiste em recorrer a Big Data e Data Analytics e através de algoritmos e outras técnicas de machine learning, conseguir prever resultados de ações de marketing que vão ser realizadas, comportamentos de consumidor ou até antecipá-los.