25 de Janeiro de 2022





HÉLIO CABRAL

Consultor de Marketing




5G: perante a (R)evolução, a palavra-chave é Adaptação











A chegada do 5G vai mudar o paradigma do Marketing, as Relações Humanas e a Tecnologia.




I

rá proporcionar downloads super-rápidos, velocidades de upload altas, uma cobertura mais ampla, conexões mais estáveis e também um maior número de dispositivos conectados em simultâneo.

Qual será o verdadeiro impacto da chegada do 5G no Marketing?

A partir daqui, muda tudo. No cenário atual em que o Marketing, mais concretamente os meios digitais e a tecnologia evoluem a grande velocidade, o 5G destaca-se como uma grande oportunidade Estratégica e Criativa e ainda contribuir para a aceleração da transformação digital das empresas. Isso vai permitir aos profissionais de marketing que as empresas sejam mais relevantes, sobretudo na construção da mais em melhores relações entre clientes e as marcas. Para entender e tirar o melhor partido do 5G, é importante questionar-se: e se a velocidade e a latência não fossem mais um problema? Que projetos criaria? Podemos utilizar AR e VR? Que novas formas de recolher e tratar mais dados do cliente implementaria?





Uma coisa é certa, na minha opinião o melhor mesmo é não esperar por toda esta revolução que acompanha o 5G para agir, mas sim antecipar, planear e implementar. É preciso começar já a preparar o futuro e dar um passo em frente face à concorrência.

O 5G vai obrigar a uma maior agilidade e integração das ferramentas de marketing digital. 

Mas como pode então melhorar a experiência do cliente? 

Vão existir mais e mais “touchpoints” entre as marcas e clientes sejam eles B2B e B2C, ou melhor dizendo, H2H, o que vai permitir que estes experienciem tipos de conteúdo mais sofisticado e avançado, com maior rapidez e muito melhores a nível de Customer Experience (CX). Por exemplo, reduzirá ainda mais o tempo de carregamento de websites ou lojas online em qualquer local, tornará o acesso ao conteúdo mais fácil do que nunca, dá a possibilidade de responder em tempo real às solicitações do cliente, vai permitir a criação de novos serviços 100% digitais para targets específicos e podia continuar. Mas isto é apenas a ponta do iceberg.

Como o 5G vai influenciar o Marketing Digital: A oportunidade de Estratégias de Marketing e Publicidade online ainda mais focadas no Cliente.

O 5G não só promete melhorar a experiência do cliente, como é uma oportunidade e um desafio para profissionais de marketing. Porquê? Com o 5G a utilização de dispositivos móveis vai crescer e fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, em qualquer lado e significa a oportunidade de alcançar e impactar mais pessoas em todo o mundo e em qualquer lugar, não apenas de forma orgânica, como através da publicidade online.

Isto leva-nos a uma orientação estratégica: os dispositivos móveis muito provavelmente vão tornar-se o principal dispositivo utilizado (basta pensar na evolução que têm sofrido) e com isso originar muitos mais potenciais clientes online e sempre em movimento, o que vai exigir uma maior ousadia por parte das marcas no que diz respeito a aproveitar em seu benefício as novas oportunidades de comunicação e interação que vão surgir. Isto representa, naturalmente, uma oportunidade real para o ecossistema da publicidade online adaptada para mobile, com a realidade aumentada e a realidade virtual a desempenhar um papel fundamental na criatividade para anúncios móveis e experiências do consumidor. Mas não só.

O 5G vai permitir executar formatos de publicidade mais avançados, vídeos de alta definição em qualquer local ou anúncios interativos, em diferentes meios.

Sim, conteúdo em vídeo será ainda mais importante. 

O streaming cresceu com a pandemia e o 5G vai acelerar ainda mais esse comportamento. Os dispositivos móveis vão ser capazes de transmitir conteúdo mais instantaneamente. Passaremos a transmitir ainda mais ao vivo no Facebook, partilhar mais histórias em vídeo no Instagram, realizar chats de vídeo ou videoconferências passará a ser um conteúdo normal diário, assim como vendas por livestream nas redes sociais. Com a facilidade de consumo de vídeo graças ao 5G, abre-se também uma janela de oportunidade para o crescimento da publicidade de vídeo segmentada.

E a publicidade como a conhecemos atualmente?

Independentemente do formato, pode ser muito mais segmentada, interativa e com anúncios mais relevantes. Com o Marketing puramente orientado por dados, já não se trata de mostrar a mensagem certa e na hora certa para grupos de pessoas, mas sim impactar pessoas de forma individual e ainda mais personalizada.

As marcas têm aqui a oportunidade de explorar ainda mais o seu lado criativo, de proporcionar uma experiência ainda melhor junto do seu cliente, criar momentos “wow” de forma contínua e ficar no seu Top of Mind.

Vai também transformar a experiência mobile “tradicional”. Por exemplo, assistir a um jogo de futebol diretamente no smartphone sem falhas e em alta-definição, bem como televisão. Para quem anuncia, por seu lado, pode aproveitar esta nova forma de consumir conteúdo para mostrar anúncios personalizados durante o intervalo ou criar dinâmicas de interação durante o jogo/ programa de tv.

É importante lembrar que o 5G não vai influenciar apenas dispositivos móveis. Muitas outras tecnologias e espaços terão a integração do 5G, como a Internet das Coisas (IoT), automóveis, pontos de venda, drones e muito mais. E estas tecnologias “desconectadas” que passarão a estar conectadas, ganham uma nova vida e novas oportunidade de comunicação com o cliente.



O 5G e a comunicação Omnicanal

O 5G vai permitir uma maior digitalização da comunicação do marketing e permitir uma maior e melhor aproximação entre o mundo offline e online, em qualquer local e criar mais aproximação das marcas às Pessoas. Além disso, vai permitir o crescimento ainda mais rápido e novas utilidades de toda a tecnologia já existente. A realidade virtual, realidade aumentada, gaming, experiências imersivas vão alcançar um nível nunca antes visto e permitir abrir novas fronteiras do in-game advertising, por exemplo.

Já existem óculos de Realidade Aumentada e Inteligência Artificial do Facebook, os EGO4D, em parceria com a Rayban, que até ao momento, são capazes de gravar e partilhar imagens. Ou então a junção do mundo real com o mundo digital (ao bom estilo do Second Life, lembra-se?) como foi apresentado durante a apresentação da mudança de nome da empresa Facebook para Meta. A Netflix já está a dar os primeiros passos no gaming, assim como a Apple, Amazon, Facebook.

No eCommerce, o que pode mudar?

Não se vai tratar apenas de ter a típica loja online para aproveitar a velocidade de acesso e boom de novos acessos para procurar mais vendas. Com clientes mais exigentes, as fotografias ou vídeos já não são suficientes e é por isso a oportunidade de inovar e transportar um pouco da experiência na loja física para o online, ao implementar experiências visuais avançadas de compra dentro da sua loja online, showrooms virtuais com inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual. Além disso, vai existir uma aceleração e crescimento no mobile commerce. O setor automóvel está em grande transformação e por uma questão de stocks, são já várias as marcas a adotar a venda online como canal principal, relegando para os pontos de venda, um local de experiências e proximidade com o cliente, através do lado humano e tecnológico.

A tecnologia ao serviço da humanização. E quanto mais tecnológico o mundo se torna, mais humanas as marcas devem ser.

À medida que a tecnologia evolui e dá ferramentas aos profissionais de marketing para proporcionar experiências entre marcas e pessoas cada vez melhores, é inevitável não se abordar esta junção entre o “marketing” e “technology” - conhecido por Martech. Por exemplo, para cada micro momento de decisão, o objetivo das marcas passa por ter influência nesse momento e um contacto mais próximo. Isso significa que será necessário recorrer ao marketing e tecnologia para conseguir analisar dados e responder em tempo real.

Por outro lado, existe também a tecnologia focada na análise e gestão de publicidade online – conhecido por AdTechs (Advertising + Technology). Ou adotar estratégias de “up selling”, que basicamente consiste em aconselhar outros produtos ou serviços melhores do que aqueles que o cliente está a ver ou colocou no seu carrinho de compras.

Ambos serão fundamentais no momento em que decide adaptar-se às mudanças que o 5G traz consigo. É importante para as marcas estarem a par das novas tecnologias e soluções, evoluir, inovar, testar e encontrar novas formas de serem mais relevantes e impactantes.

Mais dados, mais e melhor conhecimento do Cliente.

Haverá mais dados, de maior qualidade e a circular com volumes e velocidades inéditas: isso abre fronteiras em âmbitos como a híper segmentação, a geolocalização relacionada aos conceitos de ubiquidade e mobilidade e o aparecimento de novas formas de contato entre marcas e consumidores. Também a personalização poderá ser muito mais fácil e refinada, desde que os dados certos sejam corretamente trabalhados.

Com todas estas mudanças, a grande quantidade e diferentes tipos de dados gerada necessitam de melhores processos internos nas empresas para os compreender e trabalhar, já que obter esses dados em tempo real vai permitir a tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas e será mesmo uma das grandes vantagens competitivas das empresas.

Torna-se importante, por exemplo, implementar uma Customer Data Platform que permita recolher e analisar dados, obter e dar respostas, em tempo real. Sem esquecer que a estratégia é fundamental para evoluir o negócio, sendo ainda mais importante que nunca para unir toda esta transformação e entender como retirar o melhor partido dela.

E claro, dados leva-nos a um termo já um pouco falado no Marketing, o Marketing Preditivo, que consiste em recorrer a Big Data e Data Analytics e através de algoritmos e outras técnicas de machine learning, conseguir prever resultados de ações de marketing que vão ser realizadas, comportamentos de consumidor ou até antecipá-los.



Agora é o momento. Porque deve preparar-se já para o 5G?

Estratégias de Marketing mais assertivas com o apoio da tecnologia, dados com mais qualidade e melhor conhecimento do cliente. Ainda que não vá ter todos os benefícios, estrategicamente é impor­tante compreender a tecnologia existente para depois tirar o melhor partido do 5G, preparar a sua marca para o que aí vem e inovar, já. No nosso caso, estamos já a implementar algumas soluções em clientes, não a pensar no imediato, mas a preparar o futuro cada vez mais presente. E esta será com toda a certeza, uma vantagem competitiva face à concorrência quando o 5G fizer parte do nosso dia a dia.

A implementação do 5G mudará radicalmente a forma como são utilizados os dispositivos de hoje e do futuro. As marcas devem entender toda esta evolução para atender a novas oportunidades e novas necessidades que a tecnologia 5G trará, como uma personalização mais rica, velocidades mais rápidas e maior acesso à Internet.

Termino com outra orientação ou cuidado, se quiser, em termos estratégicos. É preciso ter em conta que, assim como o 5G vai acelerar a informação e o acesso a ela por parte do cliente, este vai querer também respostas mais rápidas / tempo real. As marcas precisam de acompanhar esta rapidez e isto significa que vão ter de otimizar processos, torná-los mais ágeis, apostar na automatização, entre outros, pois vão ser obrigadas a uma maior exigência para dar essas respostas rápidas.

Ahh e não esquecer, mais tecnologia e dados obrigam também a um maior cuidado no que diz respeito à segurança.

























As marcas precisam de

 Compreender como relacionar o

 Marketing, a Estratégia, a Tecnologia, o 5G

 E a capacidade de melhorar a vida dos seus

 Clientes. Porque sem isso não há inovação e

uma verdadeira evolução no que toca à fidelização


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