MANUELA RIBEIRO
Consultora e criadora da metodologia THE CHOICE – service awareness
Trends 2022 – Já conhecemos, mas estamos a acompanhar e a agir?
Cada dia que passa é mais claro que já estamos num NOVO TEMPO e isso exige novos olhares, novas dinâmicas coletivas e mudanças profundas de mindset individual.
stamos a poucos dias do início de um novo ano e fui à procura de trends para 2022, eis o que escolhi entre o que encontrei, usando como base um artigo publicado na revista Forbes (*):
1 - Sustentabilidade
Cada organização deve procurar eliminar ou reduzir os custos ambientais do seu negócio e as empresas com visão de futuro, estão a olhar de uma forma estratégica, indo além da questão das emissões de carbono e pensando uma atuação em toda a sua cadeia de valor e novos modelos de negócios. Um outro aspeto que surge como relevante é a transparência da informação em relatórios específicos para este tema.
Para refletir - que ações é que a empresa já tomou neste domínio? Continua a responder aos pedidos específicos dos seus clientes ou efetivamente já está a desenhar a sua estratégia de sustentabilidade? Tem objetivos definidos e mensuráveis? Comunica esse posicionamento de uma forma clara?
2 - O equilíbrio entre trabalhadores e sistemas de inteligência artificial
Não há dúvidas de que a automação afetará todos os setores, então os líderes das empresas devem preparar as suas organizações e as suas pessoas para essa nova realidade.
Para refletir – Um breve excerto do livro A Era dos super-humanos – Paula Marques e Ricardo Cayolla. - “Vivemos a Era mais fascinante de toda a história da humanidade, que simultaneamente nos deslumbra e atemoriza. À nossa volta, tudo avança a uma velocidade vertiginosa e começamos a perceber que o futuro será bem diferente daquele que imaginámos quando eramos crianças. … Depois de séculos a tentarmos ser robots e a tentar competir com as máquinas, chegou finalmente a Era em que a melhor estratégia é investir no desenvolvimento radical de tudo aquilo que nos torna poderosamente humanos.”
De notar que este texto foi escrito antes da pandemia e hoje tem um significado ainda mais intenso.
3 – A mudança na forma de olhar para o talento e para a experiência do colaborador.
A forma como o trabalho está a evoluir, em termos de formas de atuar das gerações mais novas, mais pessoas em trabalho remoto e uma maior necessidade de adaptação das pessoas mais velhas às novas tecnologias, surgem como indicadores claros de que o emprego de tempo integral tradicional será uma coisa do passado.
Para refletir – este tema, que implica obrigatoriamente alterações na política de Recursos Humanos e na organização de processos, é algo que está a ser pensado numa visão de futuro ou ainda como uma resposta pontual a necessidades de momento?
4 – Organizações mais ágeis e menor número de níveis hierárquicos
Tradicionalmente, a maior parte das organizações ainda são muito hierárquicas e rígidas nas suas estruturas, o que dificulta a rápida adaptação a situações imprevistas, como a que vivemos, seja em termos de resposta ao mercado, seja na articulação de colaboradores em trabalho presencial e remoto.
Esta é a era das estruturas organizacionais mais planas, que se parecem mais com comunidades flexíveis do que