19 de Janeiro de 2022





António Silva

CEO da Nonius





 


Adaptar e crescer internacionalmente em tempos de pandemia: o caso da Nonius









A Nonius é uma empresa que nasceu em 2005 e que desenvolve soluções tecnológicas para Hotelaria.



A

pandemia trouxe um dos maiores desafios da história da nossa empresa, aos quais respondemos com inovação tecnológica e a captura de novas oportunidades de negócio!


Impacto e Desafios


A crise pandémica da Covid-19 rapidamente se propagou por todo o mundo, afetando de forma intensa os nossos clientes, que maioritariamente pertencem ao setor hoteleiro. A atividade turística foi fortemente condicionada pelas medidas de confinamento, pelas restrições de viajar em todo o mundo e assistimos, em consequência, ao encerramento generalizado dos hotéis nas várias geografias onde operamos.

Cerca de 90% dos nossos clientes solicitaram a suspensão de serviços ou adiaram projetos que já estavam contratados, comprometendo o fluxo normal de caixa da empresa. Esta situação colocou em causa o nosso plano de negócios e tornou imperativa a sua revisão para garantir que continuávamos a operar e manter a boa saúde financeira da empresa.


Com representatividade a nível nacional e internacional, foi fácil às equipas da Nonius adaptarem-se ao regime de teletrabalho, apoiado na forte digitalização e conectividade que já existia. Contudo, diversas funções tiveram que ser mantidas de forma presencial nos escritórios pelo que fizemos investimentos na remodelação e ampliação dos mesmos.

Em termos económicos, o impacto da pandemia foi severo, com quebras do volume de negócios médio na ordem dos 45%, impactado por algumas regiões fortemente afetadas, como foram os casos de Portugal e Espanha, embora compensado por outros mercados, como o Benelux, que registou uma descida de apenas 10%, tendo-se revelado o nosso mercado mais resiliente.

A nossa atuação preventiva no reforço dos níveis de liquidez, aproveitando as medidas imediatas do governo, permitiu-nos enfrentar esta fase, repleta de incertezas, em segurança.




É importante realçar que o maior desafio foi manter a nossa operação a nível global, pois a manutenção das nossas soluções tecnológicas requer a presença de profissionais qualificados no hotel, o que se tornou inviável devido à proibição das viagens.


Oportunidades


Perante esta nova realidade, procuramos tirar partido da solidez financeira da empresa e investir na abertura de novos escritórios, aumentar a nossa rede de parceiros instaladores e reinventar os processos que permitissem que as implementações passassem a ser feitas de forma remota, com acompanhamento local por profissionais habilitados.

Em termos de desen­volvi­mento de produto, direcio­namos a capacidade de Investigação e Desenvol­vimento na melhoria dos nossos produtos para permitir aos hotéis proporcionar uma jornada mais segura aos seus hóspedes - “Safe Guest Journey” - oferecendo uma



estadia contactless e minimizando interação com o staff do hotel, através de funcionalidades como a mobile key, check-in e check out online, entre outras, a funcionar de forma totalmente integrada com o ambiente tecnológico do hotel.

Todas estas iniciativas foram reconhecidas pelo mercado e traduziram-se numa expansão em novos mercados mais resilientes, onde ainda não tínhamos uma presença tão significativa e, consequentemente, um ganho de quota de mercado e uma maior robustez ao nível operativo. Abrimos subsidiárias nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Suécia, em França e planeamos abrir em Itália e na Alemanha no curto prazo. Estas novas subsidiárias são o resultado da aquisição de pequenas empresas locais, que já eram nossos parceiros, e cujos mercados apresentam maior solidez e resiliência devido ao poder de compra do consumidor.

Fruto desta aposta, iremos atingir em 2021 um volume de negócio internacional 


de 85% do negócio total, o que representa um crescimento de 25% face aos valores de 2019 (pré-pandemia), sendo que dos novos mercados, o Reino Unido e a Suécia representam já 25% do negócio total, ultrapassando o contributo das demais regiões.








Acreditamos que 2022 será um marco histórico no nosso crescimento.















Newsletter Start&Go