MARIA DE JESUS FONSECA
Consultora em GRH e Comportamento Organizacional
A Black Box da Gestão de Recursos Humanos
Qual é a relação entre a GRH, o comportamento dos colaboradores e os resultados organizacionais?
e, para muitos, esta relação é inquestionável, para outros, é uma black box, pois é difícil avaliar com precisão todas as variáveis que podem alterar positiva ou negativamente essa relação.
Uma das principais preocupações do Gestor de RH é tornar eficiente esta cadeia de valor entre as Práticas de RH, o desempenho individual e o sucesso organizacional.
Não há dúvida que todas as empresas e instituições necessitam de alguma forma de Gestão de RH para garantir o sucesso. Todavia, as práticas não são universais e são os atores (gestores de topo, chefias intermédias, colaboradores e outras partes interessadas) que moldam esta relação ao longo do tempo, em função do seu contexto particular.
O problema da Black Box reside em compreender os objetivos, as práticas e os resultados da Gestão de RH e o seu impacto no contexto empresarial específico onde atua.
O conjunto das práticas de RH, designado Sistema de RH ou Arquitetura de RH, deve ser um todo coerente e transmitir uma mensagem consistente, criando sinergias positivas. Por exemplo, algumas empresas reforçam o trabalho em equipa através da prática da Formação, mas recompensam o trabalho individual através da prática de Avaliação de Desempenho.
Para ser eficaz e garantir um impacto positivo nos colaboradores e na organização, os Sistemas de RH devem ser altamente coerentes e consistentes entre as diferentes práticas: recrutamento e seleção, onbording, formação, avaliação, remuneração, liderança, comunicação interna, etc. Só desta forma, a Gestão de RH poderá criar uma verdadeira vantagem competitiva, alinhando-se com a estratégia da empresa, eliminando contradições e paradoxos internos.
A grande questão da Black Box é: como melhorar a cadeia ainda turva de relações entre as políticas e objetivos de RH, a estratégia da organização e os resultados, nomeadamente financeiros.
A cadeia de valor da GRH propõe o seguinte: (1) práticas de RH pretendidas, levam a (2) práticas reais de RH, levam a (3) práticas de RH percebidas, levam a (4) reações dos funcionários que levam, finalmente, ao (5) desempenho organizacional.
Estas relações de causalidade sublinham a existência de possíveis lacunas entre a intenção. a ação e os resultados da gestão, pois são mediados pelas perceções, atitudes e comportamentos dos colaboradores.
Em última instância, não são as práticas de RH em si mesmas, mas a forma como são comunicadas, implementadas, percecionadas e valorizadas que determinam o seu efeito no desempenho.
O colaborador está no centro da relação entre as práticas de RH definidas e os resultados obtidos. Daí que, as práticas centradas nos colaboradores, focadas nas suas necessidades, adaptadas às suas caraterísticas são casa vez mais uma tendência, o que nos remete para um tema que já aqui abordei, a importância da Experiência do Colaborador.
Em síntese, a Gestão de RH pode conter um conjunto complexo e sutil de mensagens, refletindo múltiplos objetivos e tensões entre eles, prejudicando as atitudes e comportamentos dos colaboradores e, por consequência, o desempenho individual e organizacional.
Compete aos gestores de RH e aos líderes resolver estas tensões e ostentar a mesma bandeira.