REVISTA DIGITAL N.º 35 | JULHO 2021

26 de Julho de 2021





MÓNICA MONTEIRO

monicamonteiro@startandgo.pt


Representando 99% das empresas, 70% dos empregos e 60% do valor criado nos países da OCDE, as pequenas e médias empresas têm estado no epi­centro da crise provocada pelo COVID-19. Portugal não é exceção a estas estatísticas.

Com o mundo a mudar verti­ginosamente o que podemos esperar no futuro? Num exercício de pura “futu­rologia” lançamos um desafio a vários empreendedores e gestores de grandes PME’s do nosso país.


Como será a PME do futuro?

Pessoas e Tecnologias, são os aspetos que fundamentais para os nossos autores.

A revolução tecnológica está na ordem do dia e a pandemia veio reforçar a sua necessidade e viabilidade.

 É certo que qualquer PME, para se manter competitiva no futuro, tem que explorar as vantagens que a tecnologia lhe oferece. Por outro lado, é curioso a importância das pessoas como poten­ciadores desta tecnologia, sejam colabo­radores ou clientes. 

Novos modelos organizacionais mais colaborativos e abertos permitirão a uma pequena empresa, com poucos recursos, explorar novas oportunidades para se manter competitiva. Este contexto obri­gará a novas formas de liderança guiadas por um sólido propósito e uma visão clara do caminho a seguir. 

Flexibilidade, adaptabilidade e uma forte capacidade para “ler” a envolvente são as competências do futuro.

O futuro chegou mais cedo! As pequenas e médias empresas passarão por uma significativa transformação e só terão sucesso se forem capazes de identificar oportunidades e de se readaptarem para responder de forma proativa às mesmas. Só terão sucesso se forem empresas de pessoas para as pessoas.

Boas férias

Just Start & Go!


Mónica Monteiro


ÍNDICE

 



Newsletter Start&Go