SÓNIA NOGUEIRA
Empresária e Docente na Universidade Portucalense
Marketing empreendedor para destinos de natureza em contexto pandémico
Nunca o turismo em Portugal atravessou uma fase tão complicada. O inacreditável aconteceu: o ano de 2020 pautou-se por hotéis vazios, restaurantes fechados, eventos cancelados, quebras que ascenderam, na maioria dos casos a mais de 60%. Toda a dinâmica turística ficou em suspenso.
a verdade, urge pensar novos paradigmas e filosofias de marketing para o setor de turismo. Se, por um lado, a crise pandémica e o confinamento conduziram a elevadas quebras, por outro lado, novas estratégias empreendedoras de marketing surgiram e vingaram.
Destacaria aqui duas grandes vertentes. Uma primeira baseada numa comunicação vocacionada para a captação da confiança dos consumidores e uma segunda assente num trabalho de promoção e destaque de atributos dos destinos.
Considerando a vertente da confiança, a adoção e promoção do Selo Safe & Clean lançada pelo Turismo de Portugal foi abraçada como uma forte aposta de marketing por parte das empresas do setor. Aliás, a iniciativa vencedora do prémio de confiança, na lista de prémios nacionais de turismo 2020, tornou-se uma importante e empreendedora alavanca usada pelos marketeers em campanha de reconquista da confiança dos seus clientes (através dos sites, redes sociais e imprensa).
Contudo, não obstante o recurso a esta ferramenta, muitos destinos continuaram a sentir o peso da recessão e não conquistaram a preferência dos consumidores. É aqui que entra a importância de trabalhar os atributos dos destinos enquanto poderosa ferramenta de marketing para os tempos atuais.