31 de Dezembro de 2020









SAMUEL SOARES

CEO SAMSYS


Fotografias D.R.


Palavras que marcam 2020, insegurança, volatilidade, adaptação, criatividade.


Bom para começar, que fomos apanhados de surpresa, pese embora a história nos mostrar que estes cenários são recorrentes e expectáveis, e na verdade uma pandemia global nesta escala nunca se viu antes!



Em termos pessoais, conseguimos perceber que continuam a circular muitas “fake news” e que de forma generalizada, muitas pessoas não param para pensar, analisar a fonte, avaliar se é credível ou não, antes de a considerar e até antes de partilhar essa informação.

Percebemos também que de uma forma global, aconteceu uma deficiente resposta por parte dos governos em como lidar de forma eficaz com a situação, com poucas exceções em alguns países, e verificamos também que a forma de atuar concertada a nível mundial também não aconteceu!







Verificamos também que algumas pessoas desvalorizaram a ameaça até terem um familiar ou amigo infetado!

Em termos empresariais foi crucial respeitar as medidas de segurança e de confinamento de forma a poder contribu­ir para a desaceleração da propagação do vírus. Na Samsys ainda antes das medidas de confinamento serem aprovadas, já nós tínhamos colocado 90% da equipa a trabalhar remotamente!

Conseguimos compreender que uma parte das empresas já tinham ferra­mentas preparadas para dar resposta ao trabalho remoto, na realidade do parque de clientes da Samsys, posso afirmar mais de 90% já estavam preparados e alguns tiveram apenas que fazer um reforço de recursos para dar resposta ao aumento expressivo de utilizadores em trabalho remoto, alguns clientes tiveram

de fazer ajustes e outros (uma minoria) tiveram de implementar soluções de trabalho remoto.

Esta mudança forçada, veio acelerar algo que embora tecnologicamente possível, não estava a ser praticado de forma massiva! Já todos tínhamos estas tecnologias disponíveis, mas por uma questão de legado ou por uma questão de hábito não as usávamos na plenitude!

Posso afirmar que no caso particular da Samsys numa parte dos nossos servi­ços, conseguimos aumentar a eficiência, pois deixamos de perder tempo com as deslocações aos clientes.

Aprendemos e passamos a praticar as reuniões em formato digital, com o conforto de não ter de fazer quilómetros e desperdício de tempo e recursos, reuniões que antes só eram realizadas presencialmente passaram a ser em formato digital, e isto passou a ser a nova realidade.

Constatamos também que para todos os que são pais foi uma tarefa desafiante gerir trabalho com a atenção necessária a ser dada aos filhos mais novos, aqui demos apoio e flexibilidade a cada colaborador.

Foi um fator crítico a cultura ______

        existente na equipa, para que nos momentos de incerteza, algum pânico, insegurança, podermos ajudar e apoiar todos os elementos de equipa, e esta foi uma das mais importantes funções que a equipa de gerência, direção e liderança desem­penharam durante todo este episódio. De referir que este especto já existia previamente e que nunca seria possível de ser implementado ou colocado em prática durante o período de confinamento! Por outras palavras e a lição mais importante, faz as alterações e as mudanças necessárias na tua organização antes de seres obrigado!

        O mundo está cada vez mais digital, e se os modelos de negócio das empresas não passam também para o digital, o mais certo é morrerem a prazo! E quando refiro digital, obviamente não estão a falar apenas de ter uma plataforma de e-commerce, estou a referir-me a todo o modelo de negócio estar assente num formato digital!

        Palavras que marcam 2020, insegurança, volatilidade, adaptação, criatividade. Termino com uma celebre expressão, não é o mais forte ou com mais recursos que sobrevive, é o que mais rápido se adaptar!


        Subscreva esta mailing list para receber a revista em formato digital gratuitamente...