31 de Outubro de 2020



Climex vence na categoria de Inovação na 2ª edição dos prémios Start & Go


Climex vê reconhecida a sua aposta na inovação

Por Fernanda Silva Teixeira


A Climex acaba de ver reconhecido o seu esforço no desen­volvimento de um sistema de gestão, em tempo real, dos serviços de limpeza com a atribuição da distinção na categoria de Inovação pela revista Start & Go. Na prática, a Climex Mobile System (CMS) é uma “solução de gestão, abrangente, modular e total­mente integrada para planear, organizar e monitorizar o serviço de limpeza” de clientes de todas as áreas de negócio, com inúmeras ou apenas uma instalação. Nesse sentido, “acreditamos que o nosso projeto CMS veio resolver uma lacuna relevante entre a perceção do cliente e a experiência que obtém relativamente aos serviços de limpeza”, começa por dizer Sara Hipólito.

Por ser um projeto inovador que implicou mudança de mentalidade e de paradigma na forma de fazer e comunicar o serviço, “sabemos que o seu sucesso dependeu da aceitação dos nossos colaboradores, que o pensaram, que o desenvolveram e sobretudo dos que continuam a utilizar na gestão diária, o que permite uma melhoria contínua e um envolvimento crescente por parte dos nossos clientes. Este reconhecimento é das nossas equipas. É a confirmação de que o investimento em inovação compensa pelo fator diferenciador que pretendemos”, afirma a diretora de Marketing, Innovation & Training da Climex.

Contando com mais de 50 anos de presença no mercado, a Climex é uma empresa portuguesa de serviços de higiene e limpeza, líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade, aplicando a inovação tecnológica e a robótica à gestão e às soluções de limpeza. Tendo sido uma das primeiras empresas de limpeza em Portugal com o conceito de serviço em outsourcing, ideia trazida de Londres pelo fundador, a empresa assume como missão facilitar a vida aos seus clientes. “O nosso core business é a prestação de serviços de limpeza, sendo que enriquecemos a nossa oferta com a criação de um ecossistema de serviços inteligentes na  área de facilities services, que resultem










para o cliente como soluções integradas e únicas”, refere Sara Hipólito.

Desde a sua origem que a Climex tem sido pioneira na implementação de novas tendências no setor. “Num serviço prat­ica­mente indiferenciado, a nossa aposta de diferenciação sempre foi a inovação”, relembra a diretora de Marketing, Innovation & Training da Climex. Nesse sentido, acrescenta a responsável, “apli­camos a inovação tecnológica à gestão e às soluções de serviço. Somos precurso­res na Inovação na gestão do serviço de limpeza, quer pela introdução do sistema de mobilidade CMS, quer pelo pioneiris­mo nas áreas de robótica e automação na limpeza em Portugal”.

“O mundo digital em que vivemos tem um impacto em todos os aspetos das nossas vidas pessoais e corporativas. Como tal impacta também na indústria de limpeza”. Perante isto, a Climex olhou para todos estes novos desen­vol­vi­men­tos, e integrou os mesmos no seu pro­cesso de negócio, e com isto reinven­tou

        a forma de se prestar os serviços de limpeza e higiene em Portugal.
        Ao combinarmos o conceito de limpeza e tecnologia, “aliamos o serviço à proximidade e esse é o nosso foco. O que nos move é o nosso cliente e por isso o nosso compromisso é a transparência em tudo o que fazemos. Prestar o serviço de limpeza com a qualidade acordada com o cliente implementando soluções técnicas de limpeza que resultem numa maior rentabilidade e otimização de pessoas e que se traduzam em mais serviço ao cliente com menor esforço. É dessa forma que conquis­tamos clientes, com parcerias win-win”, indica Sara Hipólito. Exemplo disso mesmo, perante o contexto da pandemia de Covid-19 e a necessidade de dar uma resposta imediata ao mercado, a em­presa lançou o serviço Climex BioSafety, com capa­cidade de resposta a diferentes níveis, e disponibilizou no mercado português o robot de desinfeção por radiação ultravioleta UV-C.




        Escassez de mão-de-obra é o maior desafio






        Lembrando que o setor profissional de limpezas é um dos maiores empregadores, quer a nível europeu, quer em Portugal, a responsável afirma que o mesmo desempenha um papel fundamental nas condições de higiene, saúde e bem-estar dos vários ambientes de trabalho, desde industriais a corporativos. 

        O tema da saúde e bem-estar nos locais de trabalho nunca esteve tão na agenda do dia como este ano. E talvez o “maior desafio a curto e médio prazo seja o que já temos sentido nos últimos anos, e que verificamos ser a mesma tendência internacionalmente, é a escassez de mão-de-obra”, afirma Sara Hipólito. Mesmo assim, o volume de negócios no último ano da Climex ultrapassou os 21 milhões de euros e para 2020 as expetativas são de um crescimento de cerca de 9%, ultrapassado os 23 milhões de euros.

        Quanto a objetivos a curto-médio prazo, a empresa pretende continuar a investir na digitalização de processos para agilização das equipas, na inovação, na tecnologia e na robótica, sem descurar o desenvolvimento das equipas e dos colaboradores. O investimento em tecnologia visa precisamente a valorização dos profissionais do setor e da atividade.

        Para além disso, a Climex ambiciona “colocar no mercado o primeiro robot autónomo de lavagem de pavimentos, totalmente feito em Portugal”. Este robot terá 3 ou 4 caraterísticas diferenciadoras das máquinas autónomas que já existem no mercado, com um ângulo ambiental ultra sustentável e com muito maior autonomia. Este robot está a ser desenvolvido ao abrigo do Programa Compete do Portugal 2020, em parceria com a Universidade de Aveiro, com a Atena – Automação Industrial e com o apoio do parceiro Renault Cacia.

        Por fim, a empresa pretende ainda desenvolver uma aplicação que permita às equipas operacionais de técnicos de limpeza receber instruções e workflows de tarefas e dessa forma adequar às reais necessidades de cada cliente.





        Num serviço praticamente indiferenciado, a nossa aposta de diferenciação sempre foi a inovação”, afirma Sara Hipólito







        Newsletter Start&Go