Chegou a hora das empresas Think human e colocarem as pessoas no centro das decisões das TI
A Lenovo apresentou um novo estudo no qual descobriu que as organizações estão a colocar as metas de negócios e acionistas acima das necessidades dos funcionários ao adotar novas tecnologias
Apesquisa, realizada através de 1.000 gestores das TI da EMEA, constatou que apenas 6% dos gestores das TI consideram os utilizadores como a principal prioridade ao fazer investimentos em tecnologia. Esta estratégia para a adoção das TI acaba por reprimir a produtividade
Quando as empresas implementam novas tecnologias sem considerar o impacto humano, muitos dos funcionários acabam por ficar sobrecarregados devido à complexidade e ao ritmo da mudança, com 47% dos gestores das TI a reportar que os utilizadores têm dificuldade em adotar um novo software.
Com todas as indústrias a terem de se adaptar ao 'próximo normal' e a fazerem um balanço das suas responsabilidades – com os funcionários, meio ambiente e com o mundo em geral - a Lenovo incentiva as empresas a colocar as necessidades dos seus funcionários no centro das decisões das TI.
Potencial inexplorado
Existe um desejo compreensível de que as empresas adotem tecnologias transformacionais, como a Inteligência Artificial e da Internet of Things, o mais rápido possível. Os benefícios dessas promessas – inovação, produtividade aperfeiçoada, redução de custos e uma maior experiência do utilizador - são tentadores para qualquer organização, mas o seu verdadeiro potencial fica completamente inexplorado se a adoção for puramente liderada por objetivos comerciais.
Apesar de a tecnologia implementada com sucesso funcionar como um facilitador para os funcionários e para as empresas alcançarem maiores objetivos, uma má estratégia pode tornar a tecnologia inibidora - prejudicando os utilizadores cujas necessidades não foram cuidadosamente consideradas e contempladas. Quase metade (48%) dos entrevistados reportou um resultado negativo em que as implementações tecnológicas inibiram ativamente a __________
capacidade de operação das equipas.
As empresas precisam de se concentrar nas pessoas, oferecendo tudo, desde formação abrangente até gestão de mudanças, garantindo KPIs de liderança, política e estratégias fortes, bem como análises completas de distribuição, alinhadas com um foco nas pessoas. As empresas devem também fazer perguntas centradas nas pessoas durante qualquer processo de adoção - essa tecnologia é intuitiva e irá resolver, invés de criar desafios aos funcionários, os utilizadores vão obter uma boa experiência. Ao tomar essas medidas, as empresas podem alcançar os benefícios que as novas ferramentas prometem, uma maior produtividade e impulsionar a inovação. De fato, 52% dos gestores das TI estão otimistas com a capacidade da tecnologia emergente de oferecer maior produtividade.
No entanto, com 21% dos utilizadores a afirmar que as novas tecnologias realmente desaceleraram os processos, é imperativo que as empresas adotem a tecnologia certa, no momento certo.