HELDER BARBOSA
Licenciado em Gestão e Mestre em Marketing
Fotografias D.R.
A pirâmide inverteu-se, o icebergue fez o pino, e os retalhistas saltaram da cadeira!
Primeiro estranharam depois adaptaram-se…
A crise que nos assolou chegou silenciosamente e levou milhões de pessoas às compras. O retalho respondeu com prontidão e eficiência, como é seu apanágio ou não fosse uma das áreas de negócio mais competitivas, maduras e evoluídas.
Várias Marcas, micro, pequenas, médias e grandes beneficiaram da transferência de consumo de outros negócios, forçosamente encerrados, bem como do ‘açambarcamento’ por medo e/ou eventual especulação.
As marcas em causa, perante a sua capacidade de resposta, aplaudiram e congratularam-se mutuamente, bem como aos seus heróis, no entanto, em pleno ‘backstage’, a conquista por quota de mercado continua bem acesa, ou não fosse esse o ADN que caracteriza todos os retalhistas!
Contudo, a pirâmide inverteu-se, o icebergue fez o pino, e os retalhistas saltaram da cadeira! Os clientes têm agora outras prioridades, necessidades, medos e uma crescente sensibilidade.
Logo, as ações e medidas, incorridas pelos retalhistas, não podem nem devem ser ignoradas
Na verdade, os clientes selecionam visitar um ponto de venda, de determinada marca retalhista, por inúmeros fatores, tais como: preço, promoções, qualidade, localização, proximidade, disponibilidade de artigo, simpatia dos colaboradores (e.g., relação afetiva), falta de alternativa, recomendação, lifestyle (tipo de clientela), segurança (física e emocional) do estabelecimento comercial, facilidade e rapidez na compra, atmosfera que ______________
É preciso conquistar a confiança dos clientes, expressar verdadeira preocupação e responsabilidade com a sociedade e dirimir medos quer no ato de compra quer no exercício da função de venda.
apela aos sentidos, espaço de circulação ou, mesmo, com base na experiência anterior.
Porém, acresce agora, com extraordinária ênfase, a importância de dois fatores críticos, com impacto presente e futuro na seleção do local e ____________
decisão de compra:
- Higienização (limpeza, asseio e desinfeção de todas as instalações do ponto de venda);
- Segurança (alimentar e de saúde pública).