Cinco soft skills para enfrentar 2020

À medida que o trabalho se torna mais robótico, precisamos de nos lembrar que é essencial mantermo-nos humanos.

13 de Maio de 2020

As soft skills são essenciais para manter a competitividade no trabalho, cada vez mais automatizado e, hoje, com distâncias físicas mais acentuadas, mas também para manter a estabilidade e equilíbrio dos seus relacionamentos familiares. Baseada na sua experiência de recrutamento especializado, a Spring Professional tem recomendado a empresas e colaboradores o desenvolvimento – e prática – de cinco competências que podem ser fundamentais para que os desafios de 2020 sejam mais bem respondidos.

1. Criatividade. Webinars e conferências digitais, workshops, reuniões, aulas e novas experiências, estimulam as pessoas a pensar de forma diferente e a experimentarem novas competências, que a nível pessoal e profissional, poderão fazer a diferença, neste ano complicado.

2. Persuasão. A influência depende de conhecer alguém a nível individual. E a confiança desempenha um papel preponderante na formação de pensamentos e opiniões. Dar às pessoas tempo e espaço para se atualizarem num ambiente mais descontraído pode ajudar a construir relações, capazes de abrir portas no futuro, aos mais variados níveis.

3. Colaboração. Para construir um local de trabalho colaborativo, a sua necessidade deve ser claramente comunicada e estimulada. Quando trabalhamos em equipa, seja a nível pessoal, no seio das nossas famílias, seja a nível profissional, devemos ter um claro entendimento das responsabilidades de cada um, para poderem trabalhar juntos de maneira mais eficaz e com melhores resultados. Definir os objetivos da equipa no início de um projeto também ajudará a garantir que os objetivos são cumpridos.

4. Adaptabilidade. As equipas e empresas precisam de estar prontas e ser capazes de responder a mudanças rápidas, colmatando eventuais lacunas de competências. Para esse fim, promover uma cultura de aprendizagem é fundamental.  Num mundo em mudança, as empresas ágeis com estruturas flexíveis provavelmente sobreviverão. Tornar a sua empresa menos hierárquica e focar mais nas competências necessárias numa função, em vez de na sua antiguidade, pode ajudar. 

5. Inteligência Emocional. Na maioria das vezes, os funcionários operam em modo de “piloto automático”. Esse estado programado impede as pessoas de perceberem as suas emoções ou refletir adequadamente sobre as situações, dificultando o desenvolvimento da inteligência emocional. Sempre que se propiciar estimule conversas ou reuniões onde se possa conversar cara a cara. Isto ajudará todos a desenvolver e praticar a sua autoconsciência, uma qualidade fundamental na inteligência emocional. 

Gerir emoções é importante. Após um período de maior pressão e stress, familiar ou profissional, converse sobre os pontos de pressão e sentimentos que surgiram em determinados momentos durante o período mais intensivo. Isso não apenas os ajudará a ter consciência das suas emoções, na próxima vez, mas também ajudará a desenvolver relacionamentos mais abertos entre pares.

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