Mas foi, sobretudo,
a partir de 2018, após a aquisição de 50% da empresa pela Mainlink, que a ‘I Love
Douro’ assume uma nova visão e um sentido de crescimento que ainda não tinha
até então. Hoje, a marca é já a maior plataforma digital de comunicação da
região (redes sociais/site).
“Divulgamos o
património material e imaterial do Douro, promovemos e divulgamos tudo o que a
região duriense tem de melhor para oferecer a quem a visita, procura investir e
reside”, explica José Vieira Lopes. Nesse sentido, reconhece o
CEO da empresa, “65% do nosso público não é nacional, sendo os
mercados de maior relevo na nossa comunicação o brasileiro e o americano com
40% de share”. Ainda
assim, acrescenta, também “nos realiza muito, ver portugueses a participar nas
nossas iniciativas e procurar mais informações sobre a região”.
Assumindo o
compromisso de trabalhar “por um Douro cada vez mais D`ouro”, o responsável afiança
que a ‘I Love Douro’ é já uma “marca forte e de elevado reconhecimento. Sem
falsa modéstia, conseguimos através da nossa marca passar a nossa mensagem com
clareza: Amor pelo Douro, pelos seus produtos, pelas paisagens e suas gentes”.
Quanto à
concorrência, José Vieira Lopes refere que nestas áreas de atividade de comunicação e marketing territorial
“é sempre importante que esta exista, sobretudo numa lógica de cooperação e
colaboração cooperativa. Sem necessidade de andarmos todos a fazer exatamente o
mesmo”. Nesse sentido, “o nosso desafio está na criatividade e inovação que o
mundo da comunicação nos lança todos os dias”.
Contudo, o
responsável não esquece a relevância do setor para a economia local. Na procura de todos os dias se comunicar mais
e melhor há um objetivo claro: “trazer mais pessoas à região e,
consequentemente, trazer mais dinamismo à economia local. Comunicar a região
além-fronteiras tem como consequência imediata a captação de mais turistas e é
já com orgulho que recebemos inúmeros e-mails de turistas estrangeiros que
visitaram a região seguindo as nossas recomendações”. Não obstante, José Vieira Lopes admite que “os desafios existem e têm de ser enfrentados”
e, por isso, a aposta passa pelo “desenvolvimento de tecnologia que simplifique
a vida do consumidor, facilidade na procura de informação e, de preferência,
preços competitivos e acessíveis”.
Numa outra vertente,
a marca presta ainda apoio aos municípios locais no desenvolvimento de uma
política eficaz e eficiente na comunicação territorial do Douro. “A região tem
que se assumir como um todo, apesar da diversidade de oferta se encontrar em
cada um dos municípios que a integra. Uma marca forte para um desenvolvimento
territorial sustentável e inteligente rumo a uma Europa 20-30”.
Para este ano, o
objetivo da ‘I Love Douro’ passa pela “afirmação da marca, através da
diferenciação e comunicação de alguns produtos, como o vinho”, mas sobretudo por
reforçar “o trabalho e a colaboração com os municípios que integram o Douro na
promoção de todos e de cada um deles”. Traduzindo estes objetivos em números, o
responsável assume que a meta passa por “continuar a crescer com taxas acima
dos 30%”. Para tal, a empresa “está já a trabalhar na
criação e desenvolvimento de dois produtos de valor acrescentado e uma oferta
própria da nossa marca”. Para além disso, está ainda prevista o lançamento de
uma aplicação sobre a região do Douro no decorrer do segundo trimestre deste
ano.
Atualmente, a comunidade ‘I Love Douro’ é superior a 250 mil seguidores. Em https://www.ilovedouro.pt/pt/i-love-douro poderemos descobrir onde ficar, o que visitar, o que conhecer, o que fazer e o que provar nesta região única do nosso país.