Estar suficientemente distante para dar às equipas
um sentido de autonomia, ao mesmo tempo estando envolvido o suficiente para
garantir que estão satisfeitos e são produtivos é um equilíbrio difícil de
alcançar.
No entanto a Hays, partilha seis dicas para que seja mais fácil para os líderes atuais chefiarem remotamente as suas equipas diretas e restantes colaboradores:
1. Dar prioridade às soft skills
Alguns
colaboradores precisam de ter acesso constante à sua chefia direta para se
sentirem seguros e confiantes. Esta é uma preocupação que, como manager remoto,
não será fácil e capaz de cumprir. É necessário considerar esta questão ao
recrutar para quando seja necessário estar longe das equipas, elas consigam ser
minimamente independentes, enquanto trabalham remotamente.
Tente e encontre profissionais que sejam auto-motivados, responsáveis,
independentes e bons comunicadores. Deve concentrar-se tanto na personalidade
certa no processo de recrutamento quanto nas competências e experiências
Sandrine Veríssimo, Regional Director da Hays Portugal “As competências podem ser ensinadas, enquanto a personalidade ou as “soft skills” não.” Também é importante que confie nos colaboradores que trabalham remotamente ao saber que irão gerir o tempo da melhor forma e que continuarão a ser produtivos.
2. Utilizar ferramentas que facilitem a comunicação
A
comunicação é primordial e ter as ferramentas certas é importante para garantir
que todos possam manter-se facilmente em contacto, bem como obter rapidamente
as informações de que precisam e quando precisam. Isso significa utilizar
ferramentas como Skype, Yammer, Sqwiggle, Microsoft Teams e Google Hangouts
para ajudar nas reuniões online, chats e vídeo-chamadas.
Estas são soluções gratuitas ou com um custo reduzido, que ajudam a manter as linhas de comunicação abertas e fluidas. Basta garantir que todos tenham acesso e que saibam como utilizar as ferramentas - o que pode garantir através de uma formação, quando por exemplo, um colaborador entra na empresa pela primeira vez.
"Dar aos talentos as ferramentas certas, em particular dando-lhes a tecnologia certa e formação para serem ainda mais eficazes nos seus trabalhos, é fundamental se quiser garantir a produtividade", comenta Sandrine Veríssimo, Regional Director da Hays Portugal.
3.
Estabelecer uma visão colectiva
É importante que as equipas
compreendam plenamente quais são os objectivos do negócio. Esta é uma das suas
principais responsabilidades como líder. Encoraja a comunicação tanto quanto
possível. Seja entre equipas, entre si e os elementos da equipa ou mesmo entre
outros departamentos da empresa, essas trocas só ajudarão a reforçar o
entendimento mais amplo dos colaboradores sobre como o negócio funciona.
4. Não
falar apenas do negócio.
Ao comunicar com colaboradores
remotos, pode ser fácil apenas falar sobre trabalho, mas por mais importante
que isso seja - e em alguns casos é tudo o que importa - tente conversar sobre
eventos locais, ou sobre os interesses pessoais. Por vezes pode ser difícil
estabelecer relações sólidas com colaboradores com quem não se trabalha
diariamente ou mesmo semanalmente, no entanto, conhecer as suas equipas a nível
pessoal é importante para desenvolver uma relação que contribui invariavelmente
para níveis mais elevados de satisfação profissional e produtividade.
5. Delegar o máximo possível
A delegação - embora seja uma ferramenta integral
para todos os líderes - é especialmente importante para aqueles cujos colaboradores
estão em diferentes escritórios, ou que trabalham remotamente. Compreenda as
funções de cada colaborador antes de delegar funções. Também pode ser tentador
tentar gerir equipas sozinho, mas nestas circunstâncias isso é particularmente
improvável, por isso é importante delegar esta responsabilidade o mais
possível.
6. Ser sensível às diferenças do horário
dos trabalhadores remotos
É importante ser sensível a qualquer diferença horária
entre o seu escritório e a localização da equipa remota. É um pequeno pormenor
e talvez óbvio, mas algo de que precisa estar constantemente atento ao
implementar prazos ou agendar chamadas.
Esse impulso do momento da chamada pode parecer-lhe
uma boa ideia às 7h da manhã, mas se a sua equipa remota estiver a trabalhar a
partir das 9h , por muito dedicados que sejam, não lhe agradecerão por isso. Marque
as chamadas e reuniões virtuais para uma hora que seja conveniente para as duas
partes - normalmente durante o horário normal de expediente.