TÉCNICAS DE GESTÃO DE RH PARA PME'S

“Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.” Steve Jobs


Porquê frequentar este curso?

A evolução da Gestão de Recursos Humanos em contexto de PME´s tem vindo a adquirir uma crescente credibilidade interna permitindo alargar a sua responsabilidade ao nível estratégico. Esta afirmação da Função RH traduz uma valorização do capital humano e o reconhecimento de novas necessidades ao nível da gestão das pessoas nas PME’s, nomeadamente, ao nível da atração e retenção dos melhores profissionais.


A quem se destina?

Empresários, Gestores e Quadros Intermédios de pequenas e médias empresas que têm a seu cargo uma equipa de trabalho e pretendam adquirir competências e técnicas para gerir pessoas e aumentar a sua produtividade e níveis de satisfação. 


Objetivos de aprendizagem:

  • Reconhecer a importância das atividades da Função Gestão de Recursos Humanos (GRH) na implementação da Estratégia da Empresa.

  • Organizar e executar os processos-chave da GRH de forma sólida e consistente, nomeadamente, Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho e Formação Profissional.
  • Implementar ferramentas de GRH com impacto no desempenho dos colaboradores bem como na taxa de atração e retenção dos melhores profissionais.
  • Fazer um diagnóstico às práticas de GRH da empresa, identificando as Áreas de Melhoria e definindo o respetivo Plano de Ação.


Conteúdos programáticos:

  1. Diagnóstico da Performance da Gestão de Recursos Humanos da Empresa
  2. Um Novo Modelo de Gestão de Recursos Humanos para PME
  3. Processos-Chave da Gestão de RH:
  4. Descrição e Análise de Funções
  5. Recrutamento e Seleção
  6. Acolhimento e Integração
  7. Gestão e Avaliação de Desempenho
  8. Levantamento de Necessidades de Formação
  9. Elaboração de um Plano de Ação para implementação de Melhorias ao nível da Gestão de RH



Formador - Maria de Jesus Fonseca


Maria de Jesus Fonseca - Especialista em Gestão de Recursos Humanos, na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. MBA Executivo em “Inovação, Internacionalização e Crescimento Inteligente”. Concluiu a parte curricular do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade do Minho e tem um DBA, Diploma in Business Administration com especialização em Gestão de Recursos Humanos. 


É consultora e formadora na Área Comportamental há mais de 20 anos. Trabalha em parceria com diferentes entidades no âmbito da implementação de Programas de Mudança que visam melhorar as práticas de Gestão de Pessoas. Formadora nas temáticas de «Gestão do Tempo» e «Criatividade e Inovação» na FEP, e Co-docência da disciplina de «Gestão Pessoal» na PBS.


Outras Informações:

Duração: 32 horas

Horário - Sex: 15:00-19:00 e  Sab: 9:00 - 13:00

Local – Porto

Data de Inicio –  11 de set.

Data Fim – 26 de set.

Investimento – 480€*

Condições de realização:

(1) O curso realizar-se-á com a inscrição mínima de 9 formandos; 

(2) As datas poderão sofrer alterações.

*acresce iva a 23%


Newsletter Start&Go