Quer disparar a sua produtividade?

Gostaria de realizar muito mais e manter simultaneamente uma excelente qualidade de vida? Se respondeu afirmativamente a estas questões, então vai gostar deste artigo!

Daniela Areal
31 de Dezembro de 2019
Quando desejamos ir mais além e obter resultados que nunca obtivemos antes, a primeira coisa que temos de compreender é que, necessariamente, temos que fazer coisas que nunca fizemos. Os hábitos e rotinas que tem conduziram-no até ao seu nível atual de produtividade e realização; mas o que o trouxe até este ponto não é o que o vai levar até ao ponto lá à frente, ao nível de produtividade e realização que pensou quando lhe coloquei as questões iniciais.

Faz sentido? Então prepare-se pois vou desafiá-lo neste artigo! 

Observe as suas rotinas diárias e veja como as pode otimizar! As suas rotinas matinais vão determinar a qualidade dos seus dias; as suas rotinas noturnas, a qualidade do seu sono, da sua recuperação do desgaste diário e o seu nível de retenção e aprendizagem das experiências vividas! 

Qual é a primeira coisa que faz ao acordar?

Se respondeu “pegar no telemóvel” saiba que isso está a programar o seu cérebro para duas coisas que são perigosas e que vão reduzir drasticamente o seu desempenho: 

1 - Está a treinar o seu cérebro para ficar disperso
Estudos indicam que, em média, as pessoas abrem as redes sociais 150 vezes ao dia! Se, começa o seu dia dessa forma, saiba que a primeira coisa que está a fazer no seu dia é treinar a sua mente a procurar o próximo comentário, a próxima story, a próxima partilha, ou seja, a deixar de ficar presente e a buscar incansavelmente um futuro supostamente mais entusiasmante. Quando treina a mente para prestar atenção a tudo menos ao que está a acontecer realmente neste instante, perde totalmente a noção do que o presente tem para lhe oferecer, da realidade e passa a viver num hipotético futuro que pode nunca acontecer. Assim, não será de estranhar que, quando tem uma reunião ou participa de algum evento, não consiga focar-se, porque esteve a treinar o seu cérebro para se entediar com o presente e dispersar na ilusão do futuro. 

2 - Está a programar-se para ser reativo e não ativo! 
Quando a primeira coisa que faz é ler e-mails, sms ou ouvir o seu voicemail, quando mergulha de imediato no instagram ou no facebook, está a colocar-se num estado reativo em vez de num estado de ação, de criação. Dessa forma, está a treinar o seu cérebro não para ser criativo e produtivo, mas para ser passivo e para responder à agenda dos demais em vez de criar a sua própria agenda.

Já lhe aconteceu começar o dia com uma mensagem com más notícias que lhe estragaram todo o seu dia? Alguma vez leu um e-mail ao acordar que o deixou imediatamente estressado e ficou nesse estado emocional horas a fio? O problema, quando está no modo reativo, é que não consegue ter qualidade de vida e viver a sua melhor versão; quando está em modo de resposta às necessidades de todos os demais simplesmente não consegue ter o poder sobre a criação da sua vida, sobre aquilo que quer construir e realizar… E isso é um preço demasiado alto a pagar… Concorda? 

A produtividade está intimamente relacionada com a capacidade de estarmos absolutamente presentes naquilo a que nos propomos a fazer e de eliminar as dispersões (ou pelo menos reduzir drasticamente). É preciso criar as condições para estar no seu máximo e isso envolve:
  • O ambiente à sua volta - evitando interrupções (definindo, por exemplo, horas para ler os e-mails, momentos específicos do seu dia em que recebe a equipa ou realiza reuniões, ir para lugares mais calmos quando precisa de 100% de foco, entre outros); e preparando os recursos necessários para a execução das tarefas programadas.
  • O ambiente que cria dentro de si - sobretudo, ter a mente limpa, ter muita vitalidade e gerar o nível de entusiasmo certo que lhe permita não procrastinar (normalmente relacionado com ter bem claro o motivo para fazer o que está a fazer). 
Então o que fazer? 
Deixar de mergulhar no telemóvel na primeira hora manhã é a conclusão óbvia dos pontos acima. Mas pode ir mais além, para tornar o seu cérebro mais presente, mais ativo, mais produtivo. Um dos segredos dos TOP Performers é construir poderosas rotinas matinais e noturnas que chamem para si o poder da primeira e da última hora do dia. Estas horas devem ser sobre si e não sobre os outros e devem ser usadas para construir e potenciar as suas capacidades físicas, emocionais, mentais e cerebrais! Dedique a sua primeira hora a trabalhar sobre os seus sonhos e projetos, a ler e a aprender criando novas sinapses e estimulando o seu cérebro com novidade constante, e cuide do seu corpo que é o seu veículo de ação, é o que lhe permite realizar!

Em próximas edições partilharei consigo rotinas poderosas para otimizar o seu corpo e cérebro para o alto desempenho, as mesmas que utilizo e ensino aos meus alunos. Fique atento! Por agora, e para que possa fazer disparar desde já a sua produtividade, deixo-lhe uma dica bem simples mas que irá aumentar substancialmente a sua vitalidade, o seu foco, a sua resiliência, a sua realização, a sua capacidade de gestão de stress, o seu estado de atenção e alerta! E tudo isto em menos de 5 minutos por dia… Interessado? 

Preciso agora que tenha mente aberta, e que se comprometa a testar em si antes de rejeitar. Posso dizer-lhe que não é por acaso que Top Performers de diferentes áreas como Cristiano Ronaldo, Tim Kendall, Tim Ferris, Tony Robbins, Aubrey Marcus, entre muitos outros são fervorosos adeptos deste hábito que vou partilhar consigo. 

Estudos mostram que demora entre 21 a 66 dias a criar um novo hábito e, para sentir os seus efeitos, precisa treiná-los diariamente; mas posso dizer-lhe que, passados os 4 dias iniciais emque precisará de muita força de vontade, a partir do 5º dia, sentirá os seus efeitos e já colherá excelentes resultados… Preparado? 

Aqui vai: inicie todos os seus dias com um banho frio!
Pode começar com um banho morno e no final colocar a água no frio durante 30 segundos. Gradualmente aumente para 1 minuto e depois vá aumentando até chegar 5 minutos! Aceita o desafio? Eu sei que é apenas para vencedores, para quem realmente quer construir uma vida incrível de alta performance! Mas, se é leitor desta revista e se leu este artigo até ao fim, acredito que será um deles! 

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go