DESIGN THINKING - PARA MELHORAR NEGÓCIOS E EMPRESAS

“Design não é apenas como se parece. Design é como funciona" Steve Jobs


Porquê frequentar este curso?

As organizações terão que seguir o caminho do desenvolvimento da Agilidade, da Capacidade de Criar e Gerir a Mudança e desenvolver estratégias, táticas e ações Ambidextras (fomentar um espírito de curiosidade e divergente e ao mesmo tempo que mantêm um foco na implementação e upgrade de produtos, serviços e propostas de valor).

Isso implica uma abordagem Human-Centric, onde a voz de todas as partes interessadas possa ser “escutada” e que o potencial, competências e recursos das Pessoas e Organizações possam estar alinhados de uma forma orgânica e em ambiente de ecossistema.

Numa economia em que uma das grandes dificuldades das empresas é a diferenciação e onde as start-up’s desafiam empresas há muito estabelecidas no mercado, o Design Thinking emerge como a metodologia eleita pelas empresas mais inovadoras – por exemplo  Google, Apple, GE, IBM ou P&G .

O Design Thinking é uma abordagem lógica e estruturada, mas baseada na curiosidade e na criatividade e na possibilidade do menos óbvio.


A quem se destina?

CEOs, Managing Directors, Diretores/Heads de Áreas Funcionais; Líderes e Gestores de Áreas Funcionais e Equipas, Gestores de Projetos, Area Managers e todos aqueles que são decisores e influenciadores nos processos de Desenvolvimento da Liderança e Equipas, Processos e Workflows, Interação com Clientes e Parceiros e Desenvolvimento Organizacional nas PME’S.


Objectivos de aprendizagem:

  • Domínio de uma nova metodologia de inovação estruturada e passível de adoção imediata;

  • Imersão no mindset do design thinker: explorador, criativo, experimentalista e human-centric
  • Capacidade para identificar e desenvolver novas oportunidades de inovação
  • Utilizar ferramentas geradoras de ideias e inovação bem como de visualização e agilidade perante os riscos e as mudanças
  • Desenvolvimento de competências como a Empatia, Colaboração, Comunicação, Observação, Co-Criação, Confiança Criativa, Experimentação e Visão Multidisciplinar

  • Desenvolvimento de uma orientação empresarial customer-centric


Conteúdos Programáticos


Propósito | Visão | Sentido de Urgência - A Organização tem um desafio ou deseja implementar algumas mudanças? Qual o propósito, desafio, oportunidade ou challenge, visível ou intangível?

Descoberta- Os desafios estão definidos e o propósito da inovação está consciencializado e comunicado. Qual a abordagem a tomar? Como podemos compreender melhor tudo o que está envolvido nesta nova etapa? 

Imersão e Interpretação - As Pessoas e a Organização aprenderam algo. Como vamos interpretar e sintetizar? Quais são os insights mais importantes que recolhemos? Como é que eles se agrupam? Quais os temas e contextos dominantes? Quais as principais conclusões a que chegamos e quais as principais oportunidades que se materializam? Qual o seu impacto?

Geração de Ideias - Temos as seguintes oportunidades para explorar. Como o podemos fazer através do melhor equilíbrio entre lógica, emoções, cognição, futuro e impacto para as Pessoas (Clientes, Utilizadores, Colaboradores)? 

Experimentação | Prototipagem | Iteração - Temos as seguintes ideias a explorar. Como posso construir protótipos ou experiências que validem o impacto esperado das ideias geradas? 

Evolução - Experimentamos novas abordagens, processos, serviços produtos, formas de comunicar. Como podemos fazê-los evoluir? Como transferir o conhecimento e experiências adquiridos para um repositório acessível e intuitivo e colocá-lo ao serviço das Pessoas e da Organização? 


Formador - Hugo Gonçalves


Licenciado em Engª. Eletrotécnica e pós-graduado em Gestão Industrial.

Possui duas certificações internacionais em Coaching e realizado vários Cursos Executivos e Avançados em Portugal e no estrangeiro nas áreas da Liderança, Melhoria Contínua e Criatividade, ajuda Pessoas e Negócios a transformarem o seu Potencial em Performance.

Trabalha há mais de 14 anos na indústria automóvel, mobilidade, produção, serviços, utilities e IT.


Outras Informações:

Duração: 14 horas

Horário - Sex: 15:00-19:00 e  Sab: 9:00 - 13:00

Local – Porto

Data de Inicio –  20 de março

Data Fim – 28 de março

Investimento – 350€*

Condições de realização:

(1) O curso realizar-se-á com a inscrição mínima de 9 formandos; 

(2) As datas poderão sofrer alterações.

*acresce iva a 23%


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