Superação é ir além dos próprios limites

Numa empresa com mais de 22 anos de existência, se há coisa que eu e o meu irmão Ruben Soares tentamos fazer, dia após dia, é despertar nos outros a vontade de fazer ou, pelo menos, tentar que fiquem sensíveis a isso.

Samuel Soares
1 de Julho de 2019

O segredo, ao longo destes anos, tem sido conseguir plantar uma semente que esteja alinhada com os valores e cultura da Samsys e conseguir que cada talento desta equipa reveja nesta premissa um caminho a percorrer.

Se cada um de nós sente dificuldade em manter o foco para chegar ao fim da sua missão? Claro que sim, é possível que, em algum momento, venhamos a sentir que não somos capazes de atingir os objetivos a que nos propomos.

O que define o nosso carácter é a nossa resiliência para vencer e nunca desistir. Manter a consistência pode ser o nosso maior desafio no dia-a-dia, mas estarmos conscientes disto pode ser o primeiro passo para nos lembrarmos de que só um foco inabalável nos leva a chegar mais longe.

E se vos disser que acabo de resumir aquilo que aprendemos na 8ª edição do DDC?

Verdade, o evento que surgiu com o nome “Dia do Cliente” e que recebeu cerca de 300 pessoas na 1ª edição, este ano alcançou o recorde de 2500 visitantes, no Pavilhão Multiusos de Gondomar!

O dia 6 de junho de 2019 foi um dia histórico para a nossa equipa. Não porque tenhamos tido a oportunidade de apresentar a nossa empresa a 2500 pessoas, não porque tenhamos batido recordes de vendas, não porque tenhamos fechado parcerias que cobrissem os custos de um evento desta dimensão, até porque o intuito não é falar da Samsys nem dos seus produtos e serviços, mas sim porque ajudámos a comunidade a desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

Levámos conhecimento de forma gratuita, pelo mais genuíno gosto de sentir cumprido o nosso dever no âmbito de responsabilidade social. 

O feedback não poderia ser mais positivo, inspirámos milhares de pessoas a “fazer acontecer” e a não ter medo de falhar, já que tentar e não abrir mão de ir até ao fim é motivo de orgulho.

Aquilo a que assistimos no DDC tem origem na escolha do tema, que se relaciona com a minha história de vida. A maior lição que tive foi que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei.

Há uns anos cheguei a pesar 106 kg, estava irreconhecível…não me revia no ser humano em que me tinha tornado e que via ao espelho. Um dia disse que bastava, queria mudar! E foi então que regressei à prática de desporto e comecei a reeducar a minha alimentação. Foi um desafio diário tremendo! Eu tinha imensos maus hábitos tão enraizados, que só depois de parar para refletir percebi que deixaram de fazer sentido. Passei por avanços e recuos, até conseguir chegar aos 76 kg que peso hoje. Valeu muito a pena todo o sacrifício. Hoje sou viciado em desporto e nunca me senti tão bem, nem com tanta energia!

Foi isso que fizeram André Leonardo, Paulo Azevedo, Tim Vieira, Jorge Coutinho, Carla Rocha e Luís Fernando nas suas palestras, com o mote “Vamos Superar Limites”, tema do DDC 2019.

Acredito que não é possível obrigar alguém a crescer e a desenvolver-se, mas podemos comunicar de forma a inspirar a que isso aconteça!

A nossa existência enquanto seres humanos não faz sentido se não tivermos um propósito, uma missão a cumprir, uma causa e objetivos bem definidos. Assim, quando as dificuldades aparecerem, vamos ter uma causa à qual nos vamos agarrar.

Durante um dia inteiro, assistimos a palestras sobre comunicação, liderança, empreendedorismo, PNL e foram partilhadas histórias inspiradoras que são verdadeiros exemplos de superação. Aquelas seis pessoas criaram a sensação no público de que as suas histórias podiam ser as nossas e que está ao nosso alcance mudar o nosso rumo.

A 8ª edição do DDC Samsys revelou a importância de definir objetivos, acreditar, ser persistente, relativizar quando algo corre menos bem e ser consistente.

A próxima edição promete trazer um novo ciclo: o DDC passa a ser associado não a “Dia do Cliente”, passando a ser associado a “Dia do Conhecimento”, já que é aberto à sociedade.

Já estamos a trabalhar no próximo DDC e para já, para além desta novidade, que avançamos em primeira mão, podemos dizer que será um evento focado em liderança e que será motivador e revelador. Vamos contar com mais de 3000 participantes, naquela que será a melhor edição de sempre. 

As inscrições já estão abertas e continuam gratuitas, em ddc.samsys.pt!

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go