Extradireccional premiada pela aplicação My City

Em 2008, a Extradireccional assumiu, desde logo, o objetivo de dinamizar a sinalética direcional em Portugal.

1 de Julho de 2019

Para tal, procurou juntar o espírito inovador e de constante procura por serviços e soluções ajustados às necessidades do mercado.

Tendo por base o know-how adquirido ao longo de vários anos de atividade, a empresa lançou, há cerca de um ano, a My City, uma plataforma que dá a oportunidade a habitantes locais e turistas de saberem tudo o que se passa na cidade numa só aplicação e em tempo real. A plataforma veio ampliar as soluções oferecidas” e disponibilizar uma outra forma de “encaminhar e ligar pessoas e empresas”, explica Jorge Santos, CEO da Extradireccional.

“As constantes alterações de mercado e as necessidades de comunicação mais direta e acessível levaram a que, desde cedo, nos empenhássemos nas reais necessidades dos clientes, tendo conseguido proporcionar formatos publicitários com grande impacto e visibilidade a um preço muito competitivo”, assegura Jorge Santos. 

Segundo salienta o CEO da Extradireccional, “através dos nossos postes de sinalética, os nossos clientes têm espaços que orientam e guiam os seus visitantes até si. Encaminhamos e ligamos pessoas e empresas. No sentido de ampliar as soluções oferecidas, criámos, há um ano, a My City, a aplicação que nos permitiu esta menção de inovação”.

A aplicação permite comunicar de forma distinta e inovadora, em formato online. Ou seja, trata-se de uma plataforma que dá a oportunidade a locais e turistas de saberem tudo o que se passa na cidade numa só aplicação e em tempo real. A plataforma permite ainda que o utilizador aceda a informação sobre a cidade de uma forma personalizada, uma vez que pode escolher as áreas de interesse e, através da sua localização, o que existe de mais próximo.

Para que os utilizadores tenham acesso à informação atualizada e possam receber alertas e notificações sobre o que mais lhes interessa na cidade, apenas precisam de ter o Bluetooth ou os dados móveis ligados. “Se não tiverem Internet, podem aceder na mesma à informação, ainda que a mesma possa não estar 100% atualizada”.

Ao entrar na My City, a aplicação deverá conseguir detetar se o utilizador é um turista ou um residente, ainda que não seja obrigatório fazer um registo. Se o fizer, pode personalizar as notificações e alertas que recebe, de acordo com os seus interesses. No caso dos turistas, as informações são mais direcionadas para tudo o que sejam eventos, roteiros e espaços a visitar na cidade, bem como alertas disponíveis em quatro línguas, português, inglês, francês e espanhol. Já no caso dos residentes, a informação acedida está mais relacionada com aspetos importantes do quotidiano, como o horário dos transportes, farmácias de serviço, alertas da Proteção Civil, avisos sobre incêndios ou acidentes e até as ruas que estão cortadas.

De salientar ainda que a Extradireccional é parte integrante do grupo Shine Media, juntamente com a Media Channel Comunicação (outdoor de grande formato) e a Shinecare Comunicação em Saúde. 

“Acreditamos que existe sempre margem para sermos diferentes e disruptivos”

Desafiado a explicar o posicionamento da empresa, Jorge Santos, assume que “acreditamos em inovar, mudar e crescer”. “Contrariamente à tendência de mercado, vemos potencial infinito em todos os meios que dispomos e acreditamos que existe sempre margem para sermos diferentes e disruptivos”. O perfeito exemplo desta preocupação em estar na vanguarda da comunicação exterior é a aplicação criada pela empresa, a My City que, através de tecnologia beacon, “relaciona os nossos postes com o utilizador em tempo real, o que permite criar uma dinâmica interessante entre o estático e o dinâmico”.

Embora o seu foco seja, essencialmente, o mercado nacional, a empresa não diz que não a uma possível uma internacionalização, “desde que alinhada com a estratégia definida e alicerçada a um desenvolvimento sustentável”. Não obstante, “neste momento, queremos construir redes locais com valor”, frisa o responsável.

Também por isso, a evolução do volume de negócios da empresa tem seguido conforme o previsto e de forma “sempre positiva”. Nesse contexto, o objetivo para 2019 é que o volume de negócios cresça cerca de 30% face a 2018.

Questionado sobre quais os objetivos estratégicos da empresa a curto/médio prazo, o CEO indica que existem objetivos distintos para a empresa Extradireccional e para o projeto My City. Assim, relativamente à empresa, “queremos desenvolver de forma sustentável e reforçar a nossa imagem institucional; aumentar a rentabilidade económica e assegurar a estrutura financeira equilibrada. Para tal, estamos focados em posicionarmos competitivamente e alinharmos os nossos produtos, as necessidades e os desejos dos nossos clientes, a 100%”. Já relativamente à aplicação My City o objetivo é o de “aumentar o número de utilizadores e potenciar a vertente comercial”. 


Extradireccional distinguida com menção Honrosa na 1ª edição dos Prémios Start & Go

A Extradireccional foi distinguida com a Menção Honrosa, desta feita na categoria de Inovação, na 1ª edição dos Prémios Start & Go, que decorreu no passado mês de maio. A iniciativa visou distinguir a vertente inovadora e empreendedora das Pequenas e Médias Empresas (PME) e as boas práticas das empresas nacionais que, pelos seus resultados sejam fonte de inspiração para o restante tecido empresarial.

Sobre este reconhecimento, Jorge Santos afirma que é cada vez mais “importante saber que somos reconhecidos pelo nosso trabalho”. “Sabemos que a Start&Go é uma referência e que os clientes procuram referências, daí a nossa participação. A categoria de inovação encaixa na perfeição no projeto My City e não podíamos deixar de tentar. Quanto ao prémio, para nós é um incentivo para que continuemos a projetar o nosso futuro, servindo de fator motivacional para a nossa equipa que vê assim o seu trabalho e esforço serem recompensados”, remata. 

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go