Confuso sobre os objetivos da sua equipa?

Não há uma causa comum? Objetivos em conflito?

High Play Institute
1 de Maio de 2019

Para começar, não está claro qual o fim para o qual trabalha a sua equipa? Precisa de regressar com a sua equipa ao básico: definição de um propósito partilhado por todos, ter objetivos específicos e comuns bem como métricas que facilitem a sua medição. Isso é especialmente verdade para equipas que têm elementos à distância ou têm poucas oportunidades para estarem juntas.

Algumas dicas para ultrapassar este desafio:

  1. Ganhe alinhamento: Fale sobre a visão, missão e estratégia da organização. Identifique os objetivos num total alinhamento com estas mensagens. Abra o diálogo a todas as dúvidas que existam: os pressupostos usados para criar esta Visão ainda são válidos? O futuro que antecipamos vai afectar a forma como olhamos para a nossa visão?
  2. Desenhe o Gráfico da Equipa: Deixe a informação num formato muito visual para que todos possam ter mais foco e objetivos claros que suportem a tomada de decisão. Estimule a memória visual à qual podem recorrer facilmente. Use metáforas e analogias no seu desenho. Se funcionarem bem, acabam por se perpetuar na memória coletiva da equipa.
  3. Discuta o indiscutível: Os objetivos, frequentemente, trazem algum conflito. Identifique com a equipa os temas que estão a criar desacordo. Descubra o porquê e enfrente este desconforto ou timidez em enfrentar cara-a-cara alguns debates. Peça para escreverem num papel e apresente os temas mais críticos para todos. Seja um facilitador, ajude a equipa a identificar soluções em vez de ficar presa na rede dos problemas.

‘O amor não é apenas olhar um para o outro. Mas olhar na mesma direção.’

Antoine de Saint-Exupéry, Escritor e Piloto de Aviação Francês


Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go