Os nossos Valores estão assentes numa liderança sólida, uma cultura única que perpetua no tempo

Estar na vanguarda é, cada vez mais, uma exigência.

Samuel Soares
1 de Dezembro de 2018

O conhecimento tem um pilar fulcral, que é a curiosidade. Um tema que tenha particular interesse desperta uma vontade maior de buscar informação e, havendo esse estudo, feito de forma natural e não propositadamente incitada, muitas vezes é o mote para se criar um especialista sobre determinado tema. É desta forma que muitas vezes se estimula a memória e quando tudo isto é conjugado com a vontade de gerar algo construtivo e que acrescente valor, então podemos trabalhar para fundar um projeto nosso.

Acredito que termos um futuro promissor e de sucesso, a influência do passado marca uma influência fundamental. Passo a contar como surge a decisão de fundar o meu próprio negócio.

A altura em que o sonho surgiu faz-me recuar ao ano em que acumulava 20 anos de idade e era responsável técnico numa empresa de metalomecânica e serralharia industrial. Coordenava o departamento técnico, que incluía a área de desenho, processo e produção. Tudo começa com um desafio.  No dia em que o líder do departamento comercial foi embora da empresa, o Diretor propôs-lhe esse cargo. De imediato, disse que não estava preparado, mas que se fosse avante, não ia deixá-lo ficar mal. 

Foi assim que começou o percurso de liderança. Foi duro, desafiante, até porque a equipa que liderava era muito mais velha, alguns com idade para serem meus pais…e eu sem conhecimento de liderança. Mas não tive medo, lancei-me. Caí imensas vezes, puxaram-me o tapete para eu cair, outras tantas vezes, mas aprendi uma coisa fundamental na liderança: que somos todos diferentes, não há um ser humano igual a outro e que para cada um cumprisse as suas tarefas de forma eficiente e motivada. Tive de adaptar o discurso e modelar a forma como o dirigia.

Com essa experiência retirei muito conhecimento e confiança, que mais tarde me viriam a fazer tomar a decisão de criar um negócio. Assim surgiu a Samsys – Consultadoria e Soluções Informáticas, onde se aprende diariamente e se contribui para um ambiente propício à produtividade.

Acredito que existem pilares, princípios e valores essências para um líder de sucesso, designadamente:

  1. Integridade
  2. Exemplo
  3. Humildade
  4. Coragem
  5. Resiliência
  6. Autodisciplina

Todos os dias e especialmente nas nossas reuniões mensais habituais trabalhamos estes pontos e reconhecemos quem é elogiado pelo bom trabalho realizado em clientes e parceiros. Fazemos questão de compensar quem merece.

Este cuidado e esta visão levaram-nos a atingir vários reconhecimentos, como Top 3 Heróis PME, estamos presentes na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar, somos considerados PME Excelência, entre muitos outros que nos fazem acreditar e dão força de vontade para continuarmos a dedicarmo-nos e a inspirar quem nos rodeia. 

O projeto Samsys é proveniente do espírito empreendedor do seu fundador Samuel Soares, que quando se apercebeu da paixão que tinha por tecnologia e do sucesso que estava a ter a aconselhar e vender todo o tipo de soluções tecnológicas, decidiu abrir a sua própria empresa. Hoje tem uma equipa de 57 pessoas, sede no Porto e filial em Lisboa e a sua empresa é reconhecida como uma das empresas mais felizes em Portugal.  

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go