Como a tecnologia ajuda a transformar dados em insights

A tecnologia é, hoje em dia, de elevada importância para o sucesso de qualquer empresa, seja qual for a sua área de atividade.

José Oliveira
1 de Dezembro de 2018

Na verdade, quase todos nós estamos absolutamente dependentes da tecnologia, quer a nível pessoal, quer profissional. Se nos focarmos no mundo profissional, rapidamente percebemos que a tecnologia mudou a forma como nos dias de hoje as empresas atuam, criando novas oportunidades, mas também apresentando muitos desafios. 

Com a tecnologia é gerado um sem número de dados oriundos das mais variadas fontes. Transformar esses dados em informações significativas é crucial para o futuro de qualquer organização, seja ela de pequena, média ou grande dimensão. Até porque para que os dados tenham valor, é fundamental que sejam disponibilizados de forma correta, e no momento certo. 

Com a possibilidade de armazenarem e analisarem os dados gerados, as empresas ganham assim mais capacidade de resposta e de análise, tornando-as cada vez mais competitivas, o que num mundo global em constante mudança, se torna vital. Segundo a Gartner, em 2020, o número de especialistas em dados e analytics nas unidades de negócio terá crescido três vezes mais do que o número de especialistas nos departamentos de TI.

Mas como se pode transformar os dados que possuímos na nossa empresa em insights? Existem soluções que permitem transformar os dados em insights e que possibilitam assim que a sua empresa se torne mais competitiva e eficaz face à concorrência. Nesse sentido, e ao contrário do que acontecia há uns anos, a intuição passa para segundo plano e as decisões são tomadas com base em dados reais que permitem uma visão alargada da empresa, o que consequentemente leva a tomadas de decisão mais conscientes e decisivas.

Deste modo, surge um conjunto de conceitos associado à recolha, armazenamento e análise de dados. Mas igualmente importante é a forma como cada gestor ou cada líder analisa e as decisões que toma a partir daí. Chegamos assim ao Business Analytics, que permitem que líderes e gestores tomem a decisão certa, no momento certo. Através de soluções de Analytcs, todos os dados relevantes aparecem em dashboards permitindo assim, por exemplo, a monitorização dos indicadores de gestão, o cruzamento de informação, um maior conhecimento do cliente, a redução de custos, aumento da rentabilidade e a identificação de novas oportunidades.

Com uma análise profunda dos dados provenientes dos mais diversos processos, como campanhas, vendas ou social media, por exemplo, a empresa consegue assim conhecer em profundidade os hábitos, as preferências e o histórico da relação das pessoas com a marca. Ao transformar esses dados em insights permite criar novos produtos e/ou serviços, melhorar processos, e, por exemplo, otimizar gastos. Assim, os dados transformam-se em informação valiosa para a empresa, sendo que a tecnologia pode ser aplicada em qualquer área de atividade e em qualquer departamento da empresa. 

Através de dados que são recolhidos numa Data Warehouse e que permitem gerar relatórios analíticos, estas ferramentas fornecem uma visão do passado, do presente e do futuro das operações da sua empresa.

As soluções de Analytics levam assim a decisões estratégicas dentro das empresas. São gerados dados apresentados em dashboards, onde constam informações detalhadas, relevantes e em tempo real, que permitem prever a evolução, fundamentar as tomadas de decisão, ter uma visão profunda do seu negócio e definir uma estratégia de sucesso. 

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go