START&GO

Transformação Digital

Rui Carvalho
1 de Março de 2019

Poderá entender-se transformação digital como sendo a integração de tecnologias digitais em todas as áreas de negócio, trazendo mudanças na forma como se trabalha, no sentido de acrescentar valor aos processos executados e mais valias aos clientes. Também a mudança cultural nas organizações será parte importante do processo, terão as mesmas de se desafiar e adaptar às novas realidades, de aceitar a inovação e de a saber integrar nos processos habituais, de saber lidar com o erro e fracasso entendendo os mesmos como experiência e aprendizagem.

Nos dias de hoje é imprescindível para todos os tipos de negócio, seja local ou mundial, pois a continuidade dos mesmos depende da capacidade de se adaptarem e evoluírem. Com a massificação e crescimento das tecnologias dos últimos anos, quem não se atualizar acaba por ficar para trás, ser ultrapassado pela concorrência e sucumbir na sociedade atual cada vez mais competitiva. É um tema que poderá ser entendido de forma diferente por cada organização, dependendo do grau de maturidade e perceção que a mesma tem dos seus processos internos e de como está disponível a aceitar novos desafios.

Cada organização deverá avaliar, definir as suas necessidades e a forma de aplicar a transformação digital. Para algumas organizações a transformação digital pode passar pelo migração de alguns dos processos para a “cloud”, deixando de se preocupar com a gestão de recursos tecnológicos para se concentrar no “core” do seu negócio, para outras poderá apenas ser a remodelação ou otimização de alguns processos mais antigos, a renovação de equipamentos ou apostar na formação dos colaboradores no sentido de aumentar a produtividade e competitividade trazendo mais valias aos seus clientes e parceiros.

Haverá muitas dúvidas que se irão colocar: Que etapas se terão de avaliar e ultrapassar para alcançar o pretendido? Será necessário criar novos postos de trabalho? Adquirir novos equipamentos? Contratar consultores para auxiliarem nos processos? E será que vale a pena? Estas e outras questões irão surgir, como qualquer novo projeto, terão de ser avaliadas por quem decide na organização em conjunto com os executantes dos processos, para identificar as situações que requerem mais atenção no sentido de evoluir e acrescentar valor.

Normalmente associam-se ao termo transformação digital os departamentos de SI/TI, não será incorreto, mas não é só na informática que existe transformação e inovação digital, todos os departamentos das organizações devem intervir e colaborar no processo. A informática tem de facto um papel muito importante e impulsionador na integração de tecnologia digital, mas existem outros tão importantes como a cultura e liderança, a experiência e relação com o cliente, a agilidade operacional, a força de trabalho, entre outros, todos eles devem ser revistos e implementados como um todo. Só desta forma as organizações poderão ver resultados positivos e implementar a transformação digital com sucesso.

Por cá, já se fala sobre o tema, no entanto poucas serão as organizações que já estarão a caminhar neste sentido, talvez as maiores, pelos recursos e departamentos específicos para auxiliar, mas a maior parte do tecido empresarial Português, ditas PMEs, ainda têm um percurso longo a percorrer. No entanto não pense que a sua organização está atrasada para a implementação da transformação digital, é um processo longo e contínuo que requer a colaboração de todos e que está sempre a tempo de o iniciar, pois tudo está sempre em constante evolução...

Na WebAppsGlobal ajudamos no processo, contacte-nos!

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go