Captar a atenção da imprensa e de bloggers e conseguir que os seus produtos ou serviços sejam noticiados não é bom apenas para o ego. Contribui decisivamente para a notoriedade da sua marca, divulga-a de forma gratuita e pode ajudá-lo a vender mais.
O que se espera de um dossier de imprensa é que ofereça aos jornalistas e bloggers interessados em dedicar-lhe alguma atenção material e informação sobre a sua empresa. Na fase inicial de um projeto funciona sobretudo como uma forma de o dar a conhecer; em projetos mais consolidados garante que os profissionais têm acesso a informação correta, atualizada e dentro dos prazos apertados que regem as publicações.
O que deve incluir no seu dossier de imprensa?
Como usar o dossier de imprensa?
O dossier de imprensa deve estar disponível para consulta no seu site (na área de imprensa ou de apresentação da empresa) e acompanhar sempre o envio de notas de imprensa de forma a fornecer informação de fundo sobre a empresa.
Se está a apresentar o seu projeto ou empresa ao mercado pela primeira vez ou a lançar novos produtos ou serviços é uma boa aposta considerar o envio de um dossier de imprensa pensado especialmente para a ocasião e que poderá incluir, por exemplo, amostras das novas linhas de produtos, catálogos, brochuras.
Para este tipo de ações tenha sempre em atenção a qualidade e originalidade dos materiais de suporte que escolhe. Quanto mais original for o seu dossier de imprensa, maiores são as hipóteses de captar a atenção do seu público. Se o dossier for enviado por correio ou entregue em mão, não se esqueça de lhe juntar uma pen com todos os conteúdos em formato eletrónico ou indicar o endereço onde se encontram disponíveis online.
Lembre-se que os meios de comunicação social e blogues só poderão dedicar-lhe atenção se tiverem informação sobre si. Trabalhar a sério no seu dossier de imprensa é o primeiro passo para se tornar a melhor fonte de informação sobre o seu trabalho.