Por isso, as histórias que criamos e que dão suporte à mensagem da nossa marca, são fundamentais para o sucesso da mesma.
Este ciclo diário de exposição a que nos habituámos torna-nos cada vez mais imunes às mensagens, sejam estas comerciais ou mesmo pessoais.
Neste sentido, torna-se necessário que criemos estratégias para abordar de forma criativa e eficaz o nosso target, privilegiando a criação de conteúdo relevante para este e que reúna na sua base o desenvolvimento de narrativas e a propagação de cada uma destas nos diferentes meios digitais disponíveis.
Com conteúdo criativo torna-se mais eficaz para qualquer entidade, a sua diferenciação no meio online e de uma forma mais fácil a captação da atenção dos utilizadores.
Surge, com isto, uma questão de base: como podemos trabalhar conteúdo criativo e diferenciador? É neste contexto que o Storytelling ganha uma importância vital.
As histórias têm o papel de atrair a atenção das pessoas, de as envolver em determinadas matérias e assuntos, muitas vezes promovendo nestas a inspiração necessária para as motivar, numa atitude em prol de um objetivo de marketing traçado por uma marca ou um mero objetivo pessoal. Elas criam uma relação emocional muito mais forte entre pessoas e entre estas e as marcas.
Procurando de uma forma simplista descrever o termo Storytelling, este consiste na partilha de uma mensagem, um conteúdo/narrativa, que se espera único e real, no sentido de criar uma relação de proximidade e envolvimento entre duas entidades.
Dando uma nova expressão e sentido à relação com as pessoas, a estratégia de Storytelling tem sido adotada com frequência pelas marcas, permitindo a estas a criação de uma mensagem com um significado mitológico, procurando, como objetivo principal, induzir os consumidores a uma sensação de estarem perante uma entidade com uma personalidade própria, tal como estes, e criando a tal ligação emocional entre a marca e os mesmos.
Esta estratégia pode ser usada por pessoas e marcas na criação de mensagens para a defesa de causas, a venda de produtos e serviços, a promoção de projetos, entre outras finalidades comerciais, ou sem qualquer fim lucrativo.
É importante considerar algumas características quando desenvolvemos um projeto com base numa narrativa:
Se analisarmos bem, a maioria das histórias que nos marcaram, advêm de experiências pessoais ou sociais que conduziram a um determinado legado.
Assim, a história que queremos criar para a marca deve procurar envolver as pessoas nas mais variadas temáticas de uma forma emotiva, permitindo-lhes um sentido de pertença, segurança ou de inteligência na compreensão do mundo que as rodeia.