GESTÃO DE PME’S

“O sucesso na gestão requer aprender tão rapidamente quanto as mudanças no mundo.” Warren Bennis


Porquê frequentar este curso?

A obtenção e manutenção da vantagem competitiva, num ambiente de competitividade e de elevada complexidade, obriga as pequenas e médias empresas e os seus líderes a procurarem uma atualização de competências constante. O desenvolvimento de uma visão holística do negócio e da sua envolvente num contexto global é fundamental. Neste curso terá a oportunidade de treinar e simular diversas situações que lhe permitam uma abordagem prática aos diferentes temas


A quem se destina?

Empresários, Gestores e Quadros intermédios de pequenas e médias empresas que visam reforçar a sua competitividade no mercado nacional e global.


Objetivos de aprendizagem:

  • Coordenar e executar operações associadas à gestão das áreas funcionais das PME

  • Identificar os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica das empresas familiares
  • Analisar e propor a resolução de problemas de âmbito operacional
  • Identificar e determinar fatores críticos de sucesso de inovação e internacionalização de PME
  • Capacitar para o uso de técnicas de recrutamento e seleção
  • Utilizar técnicas de motivação e recompensas
  • Conhecer as vantagens e impacto do uso das tecnologias de informação


Conteúdos programáticos

1. Estratégia                                                                         4h

2. Sucessão familiar                                                             4h

3.  Liderança                                                                         4h

4.  Marketing estratégico e operacional                              8h

5.  Gestão de Pessoas                                                           8h

6. Logística e Gestão Operações                                          8h

7.  Inovação                                                                          4h

8.  Transformação Digital                                                     4h

9.  Internacionalização                                                          4h

10.Problema-Solução-Feddback                                          8h



Outras Informações:

Duração: 56 horas

Horário - Sex: 15:00-19:00 e  Sab: 9:00 - 13:00

Local – Porto

Data de Inicio –  18 set. 

Data Fim – 31 out. 

Investimento – 800€*

Condições de realização:

(1) O curso realizar-se-á com a inscrição mínima de 9 formandos; 

(2) As datas poderão sofrer alterações.

 *acresce iva a 23%

Formadores


Mónica Monteiro - Doutorada em Estratégia e desenvolvimento empresarial pelo ISCTE-IUL, possui um IMBA in Business Strategy pela Escola de Negócios CaixaNova de Vigo. Inicio da atividade profissional no grupo Sonae em 1991 exercendo depois funções na área financeira e de auditoria. Atualmente é responsável pelo Departamento de Planeamento, Gestão e Sistemas de Informação da LIPOR. Docente da cadeira de planeamento empresarial na Universidade Portucalense.

Mário Henriques- Managing Partner do High Play Institute, foi treinador de basquetebol durante 8 anos. É consultor profissional na área da gestão das pessoas e da performance organizacional, com colaborações em Portugal, Roménia, Holanda, República Checa, Bulgária, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique e França. Facilita programas de treino com metodologias experienciais outdoor e indoor nas áreas da Liderança e Coaching, equipas de alto rendimento, relação com o cliente e motivação nos últimos 20 anos com grupos nacionais e internacionais na Europa, África e no Brasil. É coach de executivos e de equipas de topo. É professor convidado da Universidade de Coimbra. Autor de diversos livros.

Pedro Ferreira - Doutorado em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor  nas áreas de organizações, gestão de pessoas e marketing. Desenvolve com regularidade projetos com empresas com o objetivo de melhorarem as suas práticas de gestão de pessoas.

Hugo Gonçalves - Licenciado em Engª. Eletrotécnica e pós-graduado em Gestão Industrial.

Possui duas certificações internacionais em Coaching e realizado vários Cursos Executivos e Avançados em Portugal e no estrangeiro nas áreas da Liderança, Melhoria Contínua e Criatividade, ajuda Pessoas e Negócios a transformarem o seu Potencial em Performance.

Trabalha há mais de 14 anos na indústria automóvel, mobilidade, produção, serviços, utilities e IT.


Filomena Lopes - Doutorada em Tecnologias de Sistemas de Informação pelo Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e Mestre em Analise de Sistemas pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST.

Docente em vários cursos de 1º, 2º e 3ciclo na área dos Sistemas de Informação em temáticas ligadas à Estratégia dos SI e Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem colaborado em vários projetos de investigação na área dos SI e supervisionado tese de mestrado e de doutoramento. Autora de diversas publicações, apresentadas em conferências nacionais e estrangeiras ou em revistas, e livro.

Manuel LessaLarga experiência em logística e gestão de cadeias de abastecimento em indústria e retalho. Actual Head of Supply Chain da Sonae - Sports & Fashion, tendo já assumido também responsabilidades em controlo de gestão e melhoria contínua. MBA pela Porto Business School e licenciatura em Matemática Aplicada/Informática pela Universidade Portucalense. 

José Carlos Pereira - Mais de 20 anos de Experiência no desenvolvimento de negócios, especialmente em vendas e gestão de projetos internacionais. Atuou em várias empresas nacionais e multinacionais. Tem MBA pela ESADE de Barcelona. O seu maior propósito, hoje, é estimular mentes, aumentando o ROI, ajudando PME’s e donos de negócios a crescer e se desenvolver com foco nos resultados. É também palestrante nas áreas de comércio internacional e gestão de vendas.


Frederico D'orey - Doutorado em Ciencias Empresariais  - Universidade Rey Juan Carlos (Madrid) 

30 anos de experiência profissional em cargos de alta direção em empresas e instituições de referência nacional e internacional tais como BMW, AUDI, MAZDA e ICEP-Investimento, Comercio e Turismo de Portugal.

Como empresário sócio fundador e principal acionista da revista Markteer e é consultor de marketing. Atualmente é Professor auxiliar convidado em regime de tempo integral, na Universidade Portucalense.


António Costa - Curso Superior para Consultor de Empresa Familiar pela Universitat Abat Oliva Barcelona), possui ainda um Executive MBA pela Escuela de Negocios Caixanova; Licenciado em Matemáticas Aplicadas (Informática). Foi Diretor de programas da Escuela de Negocios Novacaixagalicia em Portugal, docente em diversas entidades do ensino superior nas áreas de gestão e marketing e é membro do Núcleo de Investigação do IPMaia. É sócio diretor da efconsulting, no âmbito da qual participou na elaboração de numerosos protocolos familiares. É coautor de diversos relacionados com a Gestão de empresas familiares.