O tipo de site ideal para a sua empresa

Qual a finalidade do site da minha empresa? Como o vou estruturar? Que tipo de site a minha empresa precisa?

Vitor Rodrigues
1 de Julho de 2018

Ao colocar estas perguntas, assumimos que identifica valor na criação de um site e que já tomou uma decisão inicial. Ou seja, já decidiu que quer ter um site, ao invés de ter apenas presença nas redes sociais. 

A resposta à dúvida entre criar um website ou uma página de Facebook depende da experiência que o utilizador tem na comunicação digital.

Diferentes empresas têm diferentes necessidades e diferentes orçamentos também. Estes são critérios válidos mas, hoje em dia, as PMEs portuguesas que querem ter uma presença web dão primazia à experiência interna que a própria empresa tem nesta área de comunicação digital.

O mais importante é a experiência

Se é de acordo que não faz sentido comprarmos um Ferrari mal acabamos de tirar a carta, então provavelmente também não fará muito sentido criar uma Loja Online, com stocks automaticamente integrados com o software de gestão, se nunca tiver existido uma presença online.

Efetivamente, numa perspetiva técnica não é impossível. No entanto, existem outros fatores a ter em conta para além desta vertente, designadamente da experiência do gestor de conteúdo (CMS), do domínio que será registado, entre outros. O nível de experiência que já existe dentro da empresa na utilização destas ferramentas determina quais as mais apropriadas, assim como influencia a própria abordagem que deve ser tida na comunicação online.

Ter um site é comunicar

Desenvolver um website é acima de tudo um trabalho de comunicação e não tanto um trabalho técnico. Claro que há especificidades técnicas que, consoante o tipo de site, podem ter mais ou menos impacto. 

Toda a técnica do mundo é insuficiente se não soubermos comunicar corretamente. Por isso é que a experiência nas diferentes áreas relacionadas com comunicação são tão importantes para perceber que tipo de site faz sentido termos. 

O papel do Comunicador

Será sempre vantajoso asa empresas apostarem em especialistas de marketing, design, fotografia, entre outros, na medida em que possuem uma visão profissionalizada da estratégia mais adequada ao nicho de mercado que pretendem atingir.

No entanto, mesmo que não tenha nenhum profissional desta área, de certeza que a sua empresa, se já está no mercado, já teve que comunicar de qualquer forma. É para essa experiência que podemos olhar.

Experiências passadas ajudam a definir o futuro

Outra questão muito importante é perceber se a sua empresa já teve alguma experiência de presença online. O simples facto de a sua empresa já ter tido um site anteriormente, independentemente se o retorno foi positivo ou não, já lhe permitiu perceber que o próprio processo de criar um site é um pouco diferente do que talvez estivesse a pensar (mais foco nos conteúdos e menos na técnica).

Para além disso, os próprios colaboradores dentro da empresa já aprenderam a lidar com este novo canal de comunicação. Por isso é que o processo de criar uma Loja Online quando uma empresa que nunca teve nenhum tipo de presença online, é possível, mas será um processo longo e atribulado. Provavelmente com o mesmo investimento poderia criar outra solução de comunicação digital mais interessante e com uma maior possibilidade de retorno.

E então que tipo de site deve ter a minha empresa?

Faz sentido fazer um balanço em conjunto com a empresa que o vai ajudar a criar esse site, para ajudar a fazer o levantamento de necessidades de cada empresa e análise da experiência nas respetivas áreas, de forma a encontrar as mais adequadas soluções do mercado.

Cada site é um investimento… deve pagar-se a ele próprio, e isso quer dizer que, saber se é um site institucional, portfolio, loja online simples, loja online, com stocks automaticamente integrados com o software de gestão, ou outra opção é algo que fará sentido definir em conjunto com uma estratégia global de comunicação que potencie este novo canal que a sua empresa está a abrir ao mundo.

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