Linguagem Corporal que pode “matar” a sua imagem!

Lembra-se dos gestos que fez hoje? Há 10 minutos atrás? E agora?

Alexandre Monteiro
1 de Abril de 2017

Provavelmente não se lembra da maioria dos gestos que fez hoje, porque são inconscientes e não os controla. A linguagem Corporal tem demasiada importância para a deixar ao acaso!

Investe mais tempo a escrever o que vai dizer ou a treinar como o vai dizer?

O erro n.º 0, é investir mais tempo a escrever o que vai dizer do que a treinar como o vai dizer. As palavras transmitem ideias, os movimentos, gestos e expressões transmitem emoções e senão houver congruência entre as palavras e os movimentos, não vai haver congruência entre as ideias e as emoções! E é aqui que muitos falham!

Um dos maiores medos das pessoas é falar em público, existe até quem tema mais falar em público do que de morrer.

O motivo deste medo está relacionado com a insegurança ou o não corresponder às expectativas dos investidores ou clientes. Todos estes pensamentos de insegurança e nervosismo são refletidos no corpo, prejudicando a mensagem. Existem vários erros que cometemos inocentemente que prejudicam a nossa imagem de confiança, liderança e/ ou credibilidade e vão transmitir supostamente uma imagem contrária à desejada.  

Ao treinar a forma como se comporta e evitar os erros mais comuns irá otimizar a sua imagem de credibilidade e confiança e melhorar a forma como a mensagem vai ser percebida.

Sorrir na altura errada

O sorrir é importante para criar ligação daí a sua importância, quem sorri é como transmitisse um sinal de que não é uma ameaça e não vai “atacar”. A ausência do sorriso ou feito numa altura errada pode enviar uma mensagem contrária.

Se sorrir em excesso vai ser percebido como menos competente, senão sorrir vai ser percebido como ameaça, arrogante e distante, o ideal é sorrir no início da conversa e na despedida.

Não olhar olhos nos olhos

Existe quem afirme ”Quem não olha olhos nos olhos está a mentir!”, o que é mentira!

Através do contato visual pode verificar se adota uma posição de domínio ou submissão durante a conversa. A ausência de contato ocular é como um reconhecer de domínio por parte do outro ou então falta de confiança em si mesmo, tal como o excesso serve para intimidar a outra pessoa, tendo também um efeito negativo. O olhar nos olhos deve ser mais intenso enquanto fala, irá fazer com que seja visto como mais confiante e líder.

Olhar para as pessoas do público olhos nos olhos. Se a plateia for de menor dimensão tente fazer contato visual com todas as pessoas. Se a plateia for maior faça-o por zonas, focando o olhar em algumas pessoas daquela zona, passando de seguida  para outra zona.

Aperto de mão “Rabo de Peixe” 

Aperto de mão “Rabo de Peixe”, é quando só apertam as pontas dos dedos, mantendo mão “mole”.

Um aperto de mão pode definir a perceção que a outra pessoa irá ter de si para o futuro e o “ Rabo de Peixe” é o mais detestável de todos, deixando-o em desvantagem.

Um aperto de mão adequado é fundamental para garantir uma boa imagem, deve ser firme, mão na horizontal e exercer a mesma força que a outra pessoa (à exceção do “Rabo do Peixe”).

Falar devagar, rápido ou baixo

 Se fala muito rápido, as pessoas vão ter dificuldade em acreditar na mensagem, se fala muito devagar ou muito baixo irá perder o interesse do público.

Imagine que o bater do coração é compasso de música e fale a essa velocidade. Use o tom de voz para enfatizar palavras e/ou expressões importantes articulando cada sílaba.

“Quando questionado deverá aproximar-se ligeiramente da pessoa demonstrando confiança.”

Posturas encolhidas e cruzadas.

A postura reflete o nível de atitude e energia da pessoa. Quanto mais encolhido estiver, maior será a perceção de que a pessoa tem pouca atitude, um baixo nível de energia, pouca confiança em si mesma e/ou carece de liderança.

Quanto às posturas cruzadas, impedem uma comunicação fluída e a capacidade de retenção de informação. As posturas cruzadas funcionam como barreiras invisíveis e fazemo-las porque ainda não confiamos ou gostamos o suficiente da pessoa com quem estamos a interagir.  Ter posturas abertas incentiva à comunicação, demonstra confiança, credibilidade e liderança.

Mantenha as costas direitas, queixo na horizontal, braços abertos e pés ligeiramente afastados.

“Não digam o preço aos clientes ou valores de investimentos  aos  investidores enquanto estes estiverem de braços cruzados”.

Pode escolher as melhores palavras e as mais adequadas ao contexto, mas se a linguagem corporal não for congruente com as palavras, irá prejudicar a sua imagem de confiança e credibilidade. A cara tem de estar visível para que o público acredite na mensagem. É através da cara e das expressões que o público validar e perceber o que está a sentir e se a mensagem está a ser congruente com a sua linguagem corporal.

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