Crescer com a Natureza

Numa altura em que as tecnologias são o centro das atenções para a maioria das crianças, é emergente que os pais criem outras oportunidades educativas ricas em experiências sensoriais que permitam às crianças desligarem-se do mundo virtual e entrarem em contacto com a Natureza.

Sara Cardoso
14 de Outubro de 2018

Estar ao ar livre é extremamente entusiasmante para as crianças e é também muito importante para o seu desenvolvimento, uma vez que a natureza lhe proporciona um número ilimitado de brincadeiras e lhes permite aprender ativamente, isto é, explorando, descobrindo, inventando e resolvendo problemas.

A natureza estimula os sentidos, uma vez que a criança tem contacto com diversos tipos de cheiros, sons, cores e texturas. Desenvolve ainda, o potencial criativo da criança, ao favorecer a atenção, a contemplação, as sensações, e emoções.

 É importante mostrar à criança a beleza das pequenas coisas da vida, fazê-la encantar-se com o chilrear dos pássaros, com os brilhos da montanha. Muitos são os artistas que se inspiram nos cheiros e sons da natureza, pois ela faz realçar a sensibilidade que reside em todos nós.

Crianças que crescem na natureza têm também boas capacidades físico-motoras, têm mais consciência do seu corpo e do espaço que as rodeia. O contacto com a natureza ajuda a diminuir a hiperatividade, e outras perturbações do comportamento, pois estudos revelam que entre os benefícios do contato com o verde estão expansão das atividades do cérebro, criação de novas redes neurais e o aumento das conexões entre os neurônios.

A criança não se desenvolve bem numa bolha sem vida, sem Mundo. Bons pais mostram o Mundo às crianças, permitem-lhes explorar o melhor que a vida tem: caminhar na relva descalços, rebolar nas dunas de areia, mexer na terra húmida, sentir a chuva no rosto, saltar em poças de lama, ouvir os grilos ao entardecer, trincar uma maçã acabada de colher, beber água duma fonte, correr num campo de trigo, trepar uma árvore, brincar na neve, etc... Estas e outras experiências permitem às crianças aprofundar os seus conhecimentos sobre o mundo, fortalecer o seu sistema imunológico, e estreitar laços familiares.

Crie experiências significativas, invista em tempo de qualidade com os seus filhos e colherá bons frutos. A vida é feita de momentos, alguns são esquecidos pelo tempo, outros ficam e perduram na nossa memória e fazem de nós o que somos. 

Artigo em formato PDF

Rate and Review
Review
Review summary
Reviews

Revista Digital Start&Go

Mais vistas


Mesmo autor