E mal você interioriza o sentido de cada um desses
conceitos, lá vem mais outro para incorporar. Para os empreendedores natos,
está aí o tempero dessa história: o jogo nunca está ganho (nem perdido).
Neste meu primeiro artigo para a inspiradora Start & Go, quero compartilhar
algumas curiosidades sobre a arte de empreender no Brasil de hoje, à luz do
Branding (construção e gestão de marcas, no bom e lindo português).
Voltemos algumas casas.
No Brasil dos anos 80, passamos por uma
instabilidade economica brutal, com uma inflação que era uma fábula (5.000 % ao
ano). Mas com o lançamento do Plano Real, juntamente com a moeda de mesmo nome,
em 1994, abre-se um novo ciclo de desenvolvimento com a estabilidade da
economia. Iniciamos aí, um processo inédito de grande empreendedorismo no
Brasil.
Depois disso, com o cenário internacional favorável
da era Lula (2003 - 2011) tivemos um período de pleno emprego, em que as
pessoas puderam, além de trabalhar, desenvolver-se e qualificar-se
profissionalmente, preparando-se para os dias tão difíceis que, não
imaginávamos, chegariam como um tsunami, após os tropeços, as decisões economicas
desastrosas e o inchaço do Estado, nos governos Dilma / Temer.
2018, Brasil falido, mais de 14 milhões de
desempregados, e uma parte significativa desses sem outra saída a não ser
empreender.
Graças à tecnologia digital a nos presentear com o
mundo na palma da mão; redes sociais a nos aproximar do público a custo (quase)
zero; aplicações derrubando velhas indústrias; algoritmos a nos ajudar a tomar
decisões, todo esse ferramental digital admirável atua a favor de quem quer
inovar e cria todas as condições para novos modelos de negócio e novas
economias florescerem.
Soma-se a isso, as gerações Millennial e Z a operar
com um novo chip e a consumir o que acreditam e não o que em outros tempos lhes
era imposto pelo poder economico. Elas abraçam causas legítimas, ignoram marcas
vazias e opõem-se às irresponsáveis ou oportunistas.
Por isso, marcas que não colaboram para o
desenvolvimento sustentável local e do planeta, têm seus dias contados.
Aqui no Brasil, temos uma nova safra de marcas e
negócios admiráveis que estão a ultrapassar as imensas adversidades de hoje com
muito Propósito, Consciência, Criatividade, Identidade e Poder de Superação.
Com orgulho, apresento a você, sete pequenas
notáveis, 100% feitas no Brasil, das centenas de marcas que estão a transformar
a Moda Brasileira.
Marca de calçados veganos, upcycling, ageless e agênera, feita no Rio Grande do Sul. A
Insecta pratica o conceito de economia
circular, transformando calçados da marca usados por clientes em novos solados.
Além disso, gera conteúdos de muita relevância e grande envolvimento para a sua
comunidade fiel. @insectashoes
Desenvolve lindos óculos, no Rio de Janeiro, guiada
pelo design e respeito à matéria prima e pessoas envolvidas em seu processo.
Reaproveita materiais descartados, como madeiras e resinas, dando-lhes nova
vida. @zerezes
As premissas da carioca Alhma são a recuperação e
reciclagem de matérias-primas, livres de origem animal, para a construção da
uma estética fresh upcycling. A marca
trabalha coleções próprias e colaborações que reforçam o seu lifestyle saudável
e consciente. @ahlma.cc
Cria bolsas artesanais, do interior do nordeste
brasileiro, valorizando e empoderando a mão-de-obra feminina local por meio do
crochê. A transparência é o seu maior valor. CM foi a primeira marca de Moda do
Brasil a abrir os custos de sua produção. @catarinamina
Marca e oficina criativa que propõe a criação de
roupas upcycling a partir de matérias primas que eram consideradas resíduo. A
estética é urbana, autoral e colorida. @reroupa
Marca de upcycling
jeans, que revoluciona o mercado com autenticidade, transformando peças usadas
em novas, com design contemporâneo e sem gênero.
@migjeans
Movimento independente que incentiva
a troca de roupas entre participantes em eventos pelo Brasil, conscientizando e
difundido o sentido real da economia compartilhada. @projetogaveta
E a melhor notícia é que desde que você começou esta leitura, pelo menos um lindo negócio como esses nasceu em território brasileiro!