ISO 14001:2015, um desafio ou uma oportunidade?

Nunca as organizações estiveram mais conscientes da importância de uma boa gestão.

Isabel Silva
1 de Abril de 2016

O ritmo da mudança na economia global significa que qualquer organização que aspira o sucesso sustentável precisa de uma estratégia de negócios coerente que aborde não só a qualidade dos seus produtos e serviços, mas também o impacte dos seus processos e produtos no meio ambiente e nas suas equipas.

Não há dúvida de que as organizações beneficiam com a implementação de referenciais de sistemas de gestão, sendo os mais conhecidos os referenciais publicados pela ISO. Diversos estudos evidenciam que as organizações que os implementam melhoram o seu desempenho, a sua reputação organizacional e, em última análise, alcançam mais negócios, nomeadamente aquelas que utilizam as normas de gestão de forma eficaz.

A revisão simultânea das duas normas ISO mais utilizadas (ISO 9001 e ISO 14001) cria uma oportunidade para estimular a melhoria do desempenho das organizações de uma forma mais global. É compreensível que algumas organizações se sintam cautelosas com estas alterações dos referenciais, mas a mudança para uma estrutura comum é uma boa notícia uma vez que as sinergias entre os sistemas serão cada vez maiores.

Com a revisão das normas já não é aceitável que se criem silos dentro das organizações, com os gestores de qualidade a trabalhar de forma independente dos gestores ambientais, competindo por recursos e compromissos. Agora, se uma organização está a implementar um sistema de gestão - seja qualidade, ambiente, segurança, ou outro - o foco deve ser alinhamento com os objetivos mais amplos e apoiados ao mais alto nível na organização.

As novas normas ISO 9001 e ISO 14001 estão direcionadas para a importância do compromisso da liderança para gestão da organização. A revisão das normas promove o foco no compromisso, na coerência e no contexto de cada organização: O que é que a sua organização precisa? Quais são os riscos e as oportunidades? Quais são os principais objetivos? Permitindo assim que os líderes das organizações assumam o controlo, utilizando os referenciais normativos como valiosas ferramentas de melhoria, que é o que se pretende que sejam.

As organizações que implementam a norma ISO 14001 alcançam o sucesso em diversas áreas, nomeadamente na utilização eficaz dos recursos necessários ao funcionamento das suas organizações, como por exemplo, a redução do consumo de energia e do consumo de água, a redução da produção de resíduos e uma abordagem mais sistemática da implementação da conformidade legal, permitindo assim um melhor desempenho ambiental.

O impacte das nossas atividades no meio ambiente está a aumentar, não há como negar esta realidade. É por isso necessário entender este impacte e geri-lo. Este é o desafio das organizações: entender o impacte que estão a causar no meio ambiente, promover a sua redução, otimizando o consumo de recursos, e compreender o efeito que o ambiente tem sobre a sua organização.

A ISO 14001 é uma ferramenta permite às organizações que a implementam:

  • Demonstrar a conformidade com os requisitos legais e regulamentares atuais e futuros;
  • Aumentar o envolvimento da liderança e o compromisso dos colaboradores;
  • Melhorar a imagem da organização e a confiança das partes interessadas através da comunicação estratégica;
  • Atingir os objetivos estratégicos de negócio, incorporando as questões ambientais na gestão das organizações;
  • Fornecer uma vantagem competitiva e financeira através de uma maior eficiência na gestão dos recursos permitindo uma redução dos custos;
  • Incentivar o desempenho ambiental dos fornecedores, integrando-os nos sistemas de gestão das organizações.

A ISO 14001:2015 agora requer:

  • Que a gestão ambiental seja mais proeminente dentro da direção estratégica da organização;
  • Um maior comprometimento da liderança;
  • A implementação de iniciativas mais proactivas para proteger o ambiente de danos e degradação, tais como o uso sustentável dos recursos e mitigação das mudanças climáticas;
  • Um foco no conceito de ciclo de vida para assegurar a consideração dos aspetos ambientais do desenvolvimento ao fim-de-vida;
  • A introdução de uma estratégia de comunicação focada nas partes interessadas.

O que é necessário para implementar a ISO 14001:2015?

Existem diversas formas de implementar o referencial numa organização, uma vez que a sua implementação irá depender da realidade e do contexto de cada uma, mas deixamos-lhe algumas dicas:

  • Identifique as suas motivações e objetivos. O que pretende alcançar com a implementação desta norma? Quais os resultados que espera?
  • Obtenha o comprometimento da administração. É essencial que os gestores da sua organização apoiem a implementação do sistema de gestão ;
  • Obtenha uma ampla e completa visão dos processos e sistemas existentes que são relevantes para o impacto ambiental da sua organização. Isto é a base do seu sistema de gestão ambiental e permite-lhe identificar facilmente as oportunidades de melhoria.

A ISO 14001:2015 é assim um desafio para as organizações – adaptar o sistema de gestão ambiental introduzindo a pro-atividade e a visão mais ampla da organização, dos processos e  do impacto dos produtos na gestão do sistema. A Q4E está preparada para ajudar as organizações a tornar este desafio em oportunidades! Contem connosco!

Revista em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go