Networking Interno

“Não consigo compreender porque não sou promovido. Tenho melhores resultados do que o meu colega que recebeu a promoção.”

Oliver Röhrich
16 de Setembro de 2018

Estou seguro que já ouviu uma coisa parecida no passado. “Ser bom” no seu trabalho não o vai fazer necessariamente avançar na carreira. Uma competência crucial e cada vez mais importante é o networking interno.

Para começar pergunte a si mesmo:

1)      Quem são os “influenciadores”? Identifique quem dentro da organização são as pessoas que realmente influenciam se vai ser promovido ou não. Como é o processo de promoção na sua organização? Muitas vezes, a parte das chefias diretas há outras pessoas que estão envolvidas na decisão. Nalgumas organizações por exemplo existe uma reunião anual de managers de topo no qual todas as promoções são discutidas. Compreenda portanto, a quem deve influenciar.

2)      Quanto é que estes “influenciadores” sabem sobre si? Se não sabem nada sobre o seu perfil e os seus resultados é óbvio porque não é promovido. Pode até ser que faça excelentes projetos, mas se eles não sabem, não vai ter impacto. Quais são os projetos atuais nos quais esta envolvido e que têm visibilidade para estes “influenciadores”?

3)      Como pode influenciar os “influenciadores”? Em vez de esperar que eles venham ter consigo, crie oportunidades de contacto com eles. Pode ser um simples email que manda com um artigo interessante sobre um sucesso da sua equipa, ou ir a um evento que sabe que eles também vão estar presente, ou simplesmente ir tomar um café com eles. Para mais ideias recomendo o livro “Never eat alone” de Keith Ferrazi.

4)      Qual é a sua estratégia mensal? Cada mês decide quem vai influenciar e o que concretamente vai fazer. Se cada mês faz só uma acção, ao longo do ano vai ter 12 momentos de influência. Preocupado que não tem tempo? As vezes basta escrever um email… e isto não custa mais que 5 minutos





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