Julie e Marco, tinham o sonho de adquirir uma pequena casa no
Algarve. Em 2014, quando ainda viviam e
trabalham em Paris, começaram a sentir que as suas vidas não estavam no caminho
certo. Encontraram uma pequena quinta abandonada em Loulé e após uma restauração com materiais locais e ecológicos, o nome de
Casa Brava foi óbvio. De fato, a quinta estava isolada, no meio de uma natureza
selvagem, longe da agitação das grandes cidades. Destinada inicialmente
para férias, mas rapidamente o contacto com a natureza algarvia despertou a
vontade de viver de maneira mais saudável e com respeito pelo meio envolvente.
A ideia do projeto começa a ganhar forma nas suas
mentes “Ao aproximar-nos da natureza e
aproveitar o tempo para observar e compreender os elementos que nos cercam,
percebemos rapidamente que o projeto deveria ser um projeto global: uma
abordagem diferente de como consumimos, viajamos e vivemos simplesmente” contam estes empreendedores. Com o objetivo de ser um
verdadeiro vetor de vida saudável, o projeto “Casa Brava” aposta em diferentes
valências.
Aprenderam o processo de saponificação a frio, em Paris e em
Bruxelas, e apostaram na utilização de matérias-primas portuguesas biológicas de
alta qualidade, como o azeite, para a produção de produtos cosméticos. Para o
futuro próximo está ainda o desenvolvimento de uma gama de acessórios para o
banho e produtos de bem-estar, sempre numa abordagem ecológica.
Potenciar
o espaço natural para a promoção de eventos e a casa num conceito Eco Bed &
Breakfast tem sido também uma aposta complementar. Sendo certo
que grande parte do mercado está fora de Portugal, a procura por parte dos
clientes portugueses tem sido bastante interessante. Falamos na sua maioria de
um cliente entre os 25 e 40 anos preocupado com assuntos ecológicos e sensível
ao design simples.
O maior desafio foi mesmo a criação de
uma rede de parceiros ao nível local: “Queríamos
desde o início criar um projeto que pudesse integrar parceiros ao nível local.
Achamos que trabalhar junto com os nossos vizinhos pode ser benéfico para
todos. Uma ideia de crescer juntos!” dizem-nos.
Hoje, os produtos “Casa Brava” encontram-se
em lojas de produtos naturais e eco-friendly por todo o país, consequência da aceitação
dos valores da marca por parte de uma vasta rede de parceiros.
Os resultados tem sido bastante positivos “Não contávamos com uma adesão tão rápida para o nosso conceito! “afirmam Julie e Marco.
Os projetos para
o futuro são muitos… “produzir em modo
permacultura bio o máximo de matérias primas que precisamos para a nossa cosmética,
mas também os frutos e legumes para consumo”,
é um deles.
Da nossa parte só nos resta desejar um
futuro risonho e sustentável.