Mochila Beneficio

A Beneficio é uma editora Multidimensional e Multidisciplinar.

Mónica Monteiro
30 de Março de 2018

A Beneficio é uma editora Multidimensional e Multidisciplinar. Ricardo Nunes e Paulo Fernandes, os seus fundadores, explicam-nos o conceito: “Multidimensional, porque a cada produto está agregada a vertente humana e por isso, a criatividade, a descoberta, a emoção, o conhecimento, a partilha ou outra qualquer dimensão fará sempre parte de uma qualquer edição. No fundo falamos do ser humana e de todas as suas camadas, enquanto ser multidimensional, precursor e motor para o desenvolvimento de novas edições. Multidisciplinar, porque o Benefício, apenas tem como ponto de partida o vazio, não tem uma disciplina específica, trabalhamos edição a edição, e acreditamos que se pode editar qualquer coisa.”

Com um processo artesanal, acreditando no conceito de comercio justo e respeito pelo ambiente, a base de partida para o desenvolvimento de qualquer edição é sempre “Ninguém sabe o que é, mas vai ser incrível”. E foi assim que nasceu a Mochila Benefício – Série Beltimore.

Plenamente integrada dentro de no conceito de economia circular o que seria um resíduo, destinado à Incineração, deu origem a uma mochila para utilização no dia-a-dia. A produção da mochila, feita de cintos de segurança, juntou um alfaiate e uma empresa de abate de carros. É o primeiro projeto desenhado da editora realizado em cocriação. Para além do Benefício e da Beltimore, na criação e implementação do conceito, estiveram envolvidas a Batista S.A. e a ValorCar, na concessão da matéria-prima, e Mohammad Ameen, na confeção da mochila. A ideia partiu de Rui Café e Rita Guerreiro, que juntos imaginaram e conceberam a mochila.

Com uma produção limitada a 100 unidades, cada uma das mochilas é produzida manualmente e personalizada com o nome do seu proprietário e número de série (de 1 a 100). Tem acabamentos em cabedal tradicional podendo ser utilizada para suportar computadores até 15 polegadas, ou como complemento de moda, já que se adapta a qualquer estilo.

“Somos anti escala. É possível criar produtos com valor sem esmagar quem produz”. Esse princípio orientador tem um reflexo direto no valor do trabalho de todas as partes envolvidas e consequentemente no preço. “Nós acreditamos que o futuro das organizações é colaborativo. Queremos eliminar a barreira da escala. Queremos negócios abertos ao talento e que remuneram quem cria e produz”, referem Ricardo e Paulo.

A garantia da marca é de que será seguramente algo especial: “a nossa especialização é a qualidade”, garantem os fundadores. Qual será o próximo Benefício? Não sabemos, mas vai ser certamente incrível!

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go